NOTÍCIAS

educacional | 17 de junho de 2021

Mestrado a distância: como funciona

Mestrado a distância: como funciona? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto neste conteúdo. 

Com a adesão ao EAD em muitas instituições, até mesmo os cursos de mestrado passaram a ser online, o que não era comum anteriormente. 

Por dentro do mestrado à distância

Funciona de forma muito parecida a um curso de graduação: as aulas acontecem em um ambiente virtual de aprendizagem, com aulas ao vivo e interação em tempo real com os professores e a turma. As atividades e fóruns, por exemplo, também ficam nesse ambiente. 

Se optar pela modalidade semipresencial, você poderá participar de encontros presenciais eventualmente em um dos polos da faculdade a distância

Quais são os requisitos?

Tanto no EAD quanto presencial, é necessário ter um diploma de nível superior para fazer um mestrado. Além disso, você deverá passar por um processo de seleção com as seguintes etapas:

  • Análise do currículo;
  • Tese resumida do projeto de pesquisa;
  • Prova escrita;
  • Entrevista com os avaliadores;
  • Teste de idioma estrangeiro.

Quanto tempo dura um mestrado?

A duração do mestrado é de, em média, dois anos. Mas lembre-se de se programar com antecedência para passar pelas etapas do processo de seleção. 

5 vantagens da modalidade EAD

Fazer um mestrado profissional EAD oferece diversos benefícios para quem deseja ter mais flexibilidade e conforto para estudar. Confira cinco dessas vantagens! 

Economia de tempo

O tempo de deslocamento até a instituição pode ser uma questão para muitas pessoas, principalmente aquelas que moram mais distante do local. No mestrado a distância, você tem aulas no conforto da sua casa e não gasta tanto tempo em locomoção. 

Mensalidades mais acessíveis 

Você sabia que as mensalidades dos cursos EAD costumam ser até 50% mais em conta do que as de cursos presenciais? Além da economia no próprio mestrado, você economiza no deslocamento, alimentação fora de casa e materiais. 

Reconhecimento pelo MEC

Para uma instituição oferecer o curso de mestrado EAD, o MEC (Ministério da Educação) estabelece que ela tenha pelo menos nota 4 no Índice Geral de Cursos (ICG), que vai de 0 a 5. 

Sendo assim, fique tranquilo quanto à credibilidade do seu mestrado a distância: apenas as melhores instituições podem oferecer. 

Flexibilidade de horário

O EAD permite que você concilie melhor o estudo, trabalho e outras atividades do dia a dia! 

Ferramentas e recursos tecnológicos

Um ambiente virtual de aprendizagem conta com várias ferramentas e recursos que facilitam o aprendizado, além de tornar tudo mais dinâmico. 

Valores do curso de mestrado a distância

Os valores do mestrado EAD em uma instituição particular variam bastante, de acordo com o curso escolhido. No entanto, algumas podem proporcionar bolsa de estudo para ingressantes e egressos, como a Cruzeiro do Sul Virtual.

E se você acabou de concluir a graduação, saiba que é possível também fazer uma pós-graduação a distância.

CADASTRE-SE

Recebas as notícias em primeira mão.