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5 de junho de 2023

Hard e Soft Skills: entenda as habilidades promissoras no mercado de trabalho 

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Me. Anderson Barros da Silva, da Cruzeiro do Sul Virtual, explica as principais competências que os profissionais devem se atentar e preparar  

Me. Anderson Barros da Silva, coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da Cruzeiro do Sul Virtual, explica as principais competências que os profissionais devem se atentar e preparar  

Por muito tempo o mercado de trabalho valorizou profissionais com habilidades ligadas a cargo ou função que o profissional ocupava e desejava. Contudo, com as constantes mudanças e novas tecnologias, as empresas passaram a falar em competências profissionais, sendo este um fator essencial na hora da escolha de um candidato.  

E neste cenário de novas necessidades do mercado, as companhias e recrutadores passaram a ver com diferencial as habilidades, competências e comportamentos profissionais, que podem ser desenvolvidas, mobilizadas e consolidadas, além de cursos e certificados.  

De acordo com o Me. Anderson Barros da Silva, coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da Cruzeiro do Sul Virtual, atualmente tem dois conceitos destaques no mercado de trabalho que estão sendo considerados com grande diferencial competitivo: Hard Skills e Soft Skills. “Estes são um conjunto de diferentes habilidades, que conhecemos como competências, que as pessoas podem possuir”.  

Mas o que são Hard e Soft Skills?  

As hard skills referem-se ao conjunto de habilidades técnicas, isso é, às competências específicas e tangíveis, seja de uma área ou campo específico. “Estas são geralmente adquiridas por meio de treinamento de educação formal e experiência prática, como as de um curso técnico, tecnológico, bacharelado e licenciatura. Assim como podem ser avaliadas por uma aptidão em relação ao domínio e operação das novas tecnologias e software, conhecimento de idiomas estrangeiros, entre outros,” explica Anderson.  

Já as soft skils, o professor destaca que estão relacionadas a competências de comportamento, ou seja, são habilidades comportamentais e sociais que não estão necessariamente relacionadas a conhecimentos técnicos específicos, justamente por esse motivo, estas são mais difíceis de serem quantificadas, avaliadas e ensinadas formalmente, pois estão relacionadas aos traços de personalidade, atitudes e desenvolturas interpessoais. “Essas representam as desejadas competências socioemocionais, que incluem as habilidades de comunicação, liderança, pensamento crítico, colaboração, empatia, resolução de problemas, criatividade, adaptabilidade e inteligência emocional. O grande diferencial é que essas competências são transferíveis e podem ser aplicadas em várias situações e contextos”. 

“Ambas são importantes no mercado de trabalho, e, muitas vezes, uma combinação equilibrada das duas tem sido a grande procura dos empregadores, pois, enquanto as hard skills são essenciais para realizar tarefas técnicas e específicas do trabalho, as soft skills são fundamentais para aprimorar a comunicação, colaboração, liderança e adaptabilidade, tornando-se valiosas em qualquer ambiente de trabalho”, diz o professor de Gestão de Recursos Humanos. 

Pensando no cenário de soft e hard skills valorizadas no mercado de trabalho, que está em transformação, o que acaba por exigir profissionais capacitados agir de forma inovadora e empreendedora, Anderson Barros elencou as habilidades e competências promissoras para os profissionais considerarem em sua trajetória. 

Entre as soft skills mais solicitadas encontramos: Comunicação Efetiva, Inteligência Emocional, Pensamento Crítico-reflexivo e Solução de Problemas, Trabalho em Equipe e Colaboração, Adaptabilidade e Flexibilidade, Liderança e Pensamento Criativo.  

Já as hard skills mais procuradas no mercado de trabalho atualmente são: Ciência de Dados e Análise, Desenvolvimento de Software e Programação, Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina, Cibersegurança, Cloud Computing, Análise de Negócios, Design Gráfico e UX/UI Design e Marketing Digital.  

Barros aponta que os profissionais devem se atentar ao fato de que a demanda dessas competências pode variar de acordo com o setor, a função e a cultura organizacional, bem como em decorrência das tendências de mercado, que estão em transformação. Assim sendo, é essencial acompanhar as últimas tendências e requisitos do setor, assim como pesquisar e entender as necessidades específicas do mercado, que se tem interesse. 

Para desenvolver as softs e hard skills promissoras, o professor recomenda sempre se manter atualizado sobre as tendências de mercado e mudar. “É importante mudar o mindset, de fixo, para crescimento, buscando adotar e manter uma postura de aprendizado ao longo da vida, mais conhecido como “lifelong learning”, com especializações específicas e contínua. Outro ponto fundamental é o autoconhecimento e autoconsciência, em que as pessoas devem conhecer suas próprias habilidades, pontos fortes e áreas de melhoria, pois isso permitirá que seja trabalhado o desenvolvimento de habilidades comportamentais relevantes para o mercado de trabalho atual”. 

Por fim, o coordenador de Gestão de Recursos Humanos da Cruzeiro do Sul Virtual, ressalta que além dos profissionais se atentarem no investimento de especializações específicas, é necessário profissionais capazes de atuar de forma eficiente e eficaz com habilidades comportamentais socioemocionais. “Portanto, investir em Hard e Soft Skills pode ajudar a construir uma carreira sólida e bem-sucedida. É importante avaliar as necessidades do campo de atuação, que se tem interesse, e buscar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, tanto nas habilidades técnicas específicas da área, quanto nas habilidades comportamentais”. 

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