NOTÍCIAS

UDF | 16 de março de 2022

UDF representa Região Centro-Oeste no Seminário Nacional do PIBID e RP

Foi realizado nos últimos 8 e 9 de março o Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) de 2022, evento on-line transmitido por meio do canal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no YouTube. 

De 18 propostas enviadas por IES de todo o Brasil, foram selecionadas cinco para representar as regiões, e o UDF foi escolhido para a região Centro-Oeste devido à excelente gestão dos seus programas. As demais instituições foram: Universidade Estadual da Paraíba (Nordeste), Universidade Federal do Amapá (Norte), Unicamp (Sudeste) e Universidade Federal do Pampa (Sul).  

A entrada do UDF nos dois programas é relativamente recente. Foi a partir de 2018 que núcleos voltados à formação de professores foram criados, como uma maneira de fomentar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de práticas em Educação Básica.  

“No Brasil, ser professor é uma causa”, disse a Profa. Dra. Janete Cardoso dos Santos, coordenadora do PIBID da Instituição, que representou o UDF no seminário. “Temos consciência de que somos uma pequena parte, e estarmos ligados ao todo tem sido o espaço para fazer florescer a formação de professores no UDF.” 


Apresentação

A professora iniciou os trabalhos do dia 9 trazendo alguns recortes da experiência vivida em dois anos. Segundo ela, das bolsas disponibilizadas para estudantes (48), professores da rede pública (6) e coordenação institucional (2), todas foram utilizadas, sucesso que pode ser retratado pelas aprovações em concurso público de alunos que passaram pelos programas. 

Ela tratou sobre a metodologia aplicada, as dificuldades enfrentadas durante a pandemia e a importância de incentivar os alunos a participarem de eventos com rigor científico; elogiou o empenho e profissionalismo dos professores preceptores e o relevante papel da escrita do aluno – de si, de suas trajetórias, do sonho de ser professor. 

Nesse sentido, apontou como fundamental para os estudos iniciais do edital 2020 o trabalho com o livro Residência Pedagógica – tramas de histórias que se tecem (Coleção Formação Docente, volume 1), publicado no mesmo ano. Organizada por ela e pela Profa. Dra. Magali Machado, a obra é uma coletânea de artigos produzidos por estudantes, residentes, professores de escolas públicas, entre outros, participantes do edital anterior.  

“Ser professor não se faz de um dia para o outro”, disse a Profa. Janete. “Para nós, do UDF, o PIBID e RP são bússolas que nos apontam caminhos e nos conectam com outras instituições para seguirmos o árduo e lindo caminho de contribuir na formação de novos professores”, resume. 

Clique aqui e assista ao segundo dia da programação, que conta com a participação da docente do UDF.

CADASTRE-SE

Recebas as notícias em primeira mão.