PARCERIA-LIVROS-TOPO-950×351

UNIFRAN

19 de abril de 2024

UNIFRAN convida para o III Encontro Viva a Leitura!

O Encrontro se inicia segunda-feira, dia 22/04, no Teatro Central.

PPG Linguística e PPG Promoção da Saúde da UNIFRAN convidam a todos, alunos da Graduação em Letras e Pedagogia e interessados em geral, para o III Encontro Viva a Leitura! a se realizar a partir da próxima segunda-feira, dias 22, 23, 24 e 26 de abril, no Teatro Central.

O evento comemora duas datas importantes: o Dia Nacional do Livro Infantil (18/4) e o Dia Mundial do Livro (23/4), com a proposta de abrir espaço para leituras, histórias, depoimentos, dramatizações e declamações, ou seja, tudo que possa ser compartilhado a partir de uma boa leitura.

Uma excelente oportunidade para homenagear várias obras literárias e seus autores, reconhecendo sua contribuição através dos tempos, além de conscientizar as pessoas, especialmente os jovens, sobre os prazeres da leitura, como pretendeu a UNESCO ao criar a data mundial.

No dia 26 de abril, a tarde será dedicada a uma turma da Educação Básica para que os alunos possam participar de um sarau preparado especialmente para eles.

Esse evento faz parte do Comitê de Integração com a Educação Básica (CIEB) e o Comitê de Inserção Social (CIS).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Novo Portal do Aluno.

Confira a programação:

. 22/4/2024 – 19h10
ENCONTRO LITEROMUSICAL: o amor sempre
Declamação de poesias – Luiz Cruz de Oliveira – escritor de vários livros e Imortal da Academia Francana de Letras; escritor também membro da ABL.
Acompanhamento musical – Cláudio Nazaré Silveira – professor e músico.
Apresentação de dança, bolero e tango.

. 23/4/2024 – 19h10
A ESCRITA COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO E SUBVERSÃO
Lançamento do livro “Retóricas disruptivas, dissidentes e despudoradas: a forma polêmica e o ethos travesti de Linn da Quebrada em Pajubá”.
Ticiano Jardim Pimenta – autor, pesquisador, psicólogo, tradutor/revisor; mestre e doutorando em Linguística na UNIFRAN.

. 23/4/2024 – 20h30
LITERATURA INFANTOJUVENIL: invenção e magia para formação de leitores
Vanessa Maranha – psicóloga, jornalista, escritora com diversos livros premiados e Imortal da Academia Francana de Letras.

. 24/4/2024, às 19h10
ENTRELAÇANDO EXPERIÊNCIAS: a arte de contar histórias para pequenos e grandes ouvintes
Profa. Dra. Maria Silvia Pereira Rodrigues Alves Barbosa -Imortal da Academia Francana de Letras.

. 26/4/2024 – 13h30
LEITURAS EM DIÁLOGO – Atividade voltada para alunos da Educação Básica
Profa. Daniela Rodrigues de Oliveira – doutoranda em Linguística, docente na Educação Básica.

Participe do Encontro e faça parte da transformação incentivando crianças, jovens e adultos a lerem cada vez mais. Afinal, “uma nação se faz com homens e livros”, como bem disse o escritor Monteiro Lobato.