administração_topo_notícia

CESUCA

16 de abril de 2024

Curso de Administração do Cesuca é nota máxima no MEC

Resultado reflete engajamento e bom uso de ferramentas de gestão, diz a coordenação

“Somos nota máxima (5) no CPC em Administração!”, assim festejou o resultado nas avaliações oficiais a Profa. Me. Caroline Prates (coordenadora dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Processos Gerenciais e Recursos Humanos).

O CPC é um importante indicador do MEC, composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. Você pode saber mais clicando aqui.

“Estamos colhendo os belos frutos do nosso plantio!”, disse ela.

A empolgação da coordenadora tem razão de ser: “É reflexo do nosso engajamento e do bom uso de ferramentas de Gestão, que não poderiam faltar na nossa área. Estamos todos muito felizes e ainda mais orgulhosos em ser Cesuca”.

O Prof. Me. Alexandre dos Santos Garcia avalia que o resultado é de extrema importância para a IES, mas, em especial, aos alunos, porque é a partir da nota do Enade que é possível mensurar os conhecimentos, habilidades e aprendizados desenvolvidos ao longo da formação. “Uma nota máxima (5) acaba destacando o aluno no mercado de trabalho também”, afirma.

O segredo…

Além de um corpo docente diferenciado e um projeto pedagógico muito alinhado com as reais necessidades do mercado, um fator é determinante para o resultado alcançado: aprendizagem significativa!

Nesse processo educativo, o aluno constrói sua linha de conhecimento a cada nova informação incorporada à sua bagagem prévia, ampliando seu repertório e reforçando seu protagonismo no aprendizado.

Exemplo desse processo é a Empresa Júnior do Cesuca, formada por estudantes dos cursos da área de negócios que presta serviços de consultoria e assessoria empresarial às comunidades acadêmica e local, sempre sob a supervisão dos professores.

O curso

Nos cursos de Negócios do Cesuca, segundo a coordenadora, Profa. Caroline, o principal objetivo é formar um profissional que se diferencie no mercado de trabalho através da sua técnica e de habilidades comportamentais.

A matriz curricular é voltada para atuação no mercado de trabalho, tendo na resolução de problemas e desenvolvimento de projetos sua base metodológica.

Dessa forma, o estudante desenvolve habilidades e competências para gerenciar os recursos financeiros e humanos de qualquer organização conforme metas, planejamento, organização de rotinas, análise e projeção de cenários, estratégias de negociação e comunicação, tudo muito ágil para um profissional multiqualificado, polivalente e generalista.

Para isso, sempre se pode contar com a estrutura completa direcionada ao bom cumprimento dos estudos: auditório, biblioteca, Central de Atendimento Financeiro, laboratório de informática, restaurante, setor de cópias e sala tecnológica.

Caroline adianta que ter no time docentes com formação acadêmica e ampla bagagem de mercado, unindo a teoria e a prática da melhor maneira possível, significa que os alunos terão o melhor dos dois mundos (acadêmico e corporativo), o que acaba refletindo nos indicadores de qualidade, como o Enade e o CPC e, consequentemente, no mercado.

“Afinal de contas, as empresas estão em busca desse perfil profissional”, completou a professora.

O Prof. Dr. Evaldo Furtado ressalta a importância das possibilidades de iniciação científica que são ofertadas aos alunos. “Além de fomentarem o pensamento científico, elas oportunizam uma melhora substancial na comunicação escrita e oral do nosso discente”, conclui.

Venha visitar nosso campus, conhecer as instalações do Centro Universitário n. 1 do Brasil.