NOTÍCIAS

UNIPÊ | 26 de agosto de 2022

UNIPÊ realiza XI Semana de Atualização Pedagógica-SAPIENS

Entre os dias 25 e 27 de julho aconteceu a XI Semana de Atualização Pedagógica-SAPIENS, no UNIPÊ, promovendo um processo de aprimoramento dos conteúdos, métodos de ensino, abordagens, estruturas e estratégias de educação para o docente.

Devido a retomada das atividades presenciais a SAPIENS pode ser presencial, abordou temáticas voltadas às várias formas de inclusão e os impactos da diversidade no processo de aprendizagem do aluno e na elaboração do planejamento docente em prol do respeito às particularidades discentes durante o percurso formativo.

Com mais de 200 professores inscritos, foram quinze horas de formação, com palestras, oficinas e mesas redondas que contribuíram para que os docentes pudessem aprimorar a prática pedagógica.

Propondo reflexões sobre estratégias pedagógicas diversificadas – com base nos interesses, habilidades e necessidades individuais – o evento contou com a participação de profissionais que possuem experiência acadêmica e profissional, que compartilharam experiências acerca das temáticas propostas.

O evento também contou com a presença dos coordenadores de curso, assessores acadêmicos, Reitoria, Núcleo de Acessibilidade Institucional, Coral do UNIPÊ e a Coordenação da Educação Especial do Município de João Pessoa.

Além disto, a SAPIENS forneceu o “Espaço de Vivência”, onde os docentes puderam conversar, ouvir música, dialogar e se reencontrar, após dois anos de distanciamento social.

“Este evento contribuiu na caminhada dos docentes que lá se fizeram, assim como eu.  Sendo assim, iniciamos o semestre em grande estilo. Então, expresso   aqui   a   minha   gratidão pelos ensinamentos nesse belo e necessário encontro, e que venham mais e mais eventos tão bons, inclusivos e humanos quanto esse”.

– Ertenia Paiva, docente do curso de Biomedicina

A XI Semana de Atualização Pedagógica se propôs a superar barreiras, oferecer uma experiência e um ambiente de aprendizado igualitário e participativo, que corresponda ao respeito, à diversidade e à individualidade.

Vale ressaltar que toda a programação da atividade foi estruturada com o Plano de Desenvolvimento Institucional (2022-2026) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Confira algumas das atividades da XI Semana de Atualização Pedagógica-SAPIENS:

  • Abertura Oficinal com a Profa. Dra. Célia Maria Chaves;
  • Palestras e rodas de conversa, com as temáticas: dificuldades de aprendizagem, atividades interdisciplinares, compaixão, emoções voltadas para a gestão da diversidade inseridas na sala de aula atual;
  • Espaço de Vivência com conversas, música ao vivo, massagem e lanche em um ambiente de encontro e reencontro;
  • Palestras sobre LIBRAS, ABA, Gênero e Sexualidade, Transtorno de Linguagem e como o Cérebro Aprende;
  • SAPIENS KIDS: crianças de 5 a 15 anos puderam experienciar vivências organizadas pelos cursos de Enfermagem e Educação física.

Parceiros: SL, Farmácia São Francisco, Elenet, Banco Santander, Dr. Tnt, Permanente Farmácias, Sweety Candy, Big Hot, Oticas Kairós, Uniodonto, Astral, Tapiocabana e Roma.

CADASTRE-SE

Recebas as notícias em primeira mão.