destaque-consultoria-cesuca-2

CESUCA

23 de setembro de 2020

Programa Ação Cesuca promoveu consultoria gratuita a empresários da região

No mês de agosto teve fim o Programa Ação Cesuca, que ofereceu consultoria gratuita em gestão para sete micro e pequenas empresas durante a pandemia da Covid-19.

Atendendo empresários das cidades de Gravataí e Cachoeirinha, o Programa foi promovido pela Talentus – Empresa Júnior, com um grupo de cinco estudantes (Andressa de Oliveira Avila, Bruna Ximendes Cholante, Bruna Seron da Silva, Pablo Eduardo Dutra Sarmento e Thais Silva da Rosa), dos cursos de Administração, Comércio Exterior e Recursos Humanos. O projeto teve mentoria da Profa. Me. Juliana Saboia.

Além disso, para realizar o suporte qualificado que representa a excelência do Centro Universitário Cesuca, a Talentus contou com a participação de egressos e professores das áreas de Negócios e Direito, todos como voluntários, totalizando uma equipe de 17 integrantes.

Processo de consultoria

A Talentus recebeu interesse de 14 clientes para iniciar o programa, mas ao decorrer do processo sete não deram continuidade, devido a falta de tempo e pelo não enquadramento no perfil de empresas atendidas.

Dessa forma, foram contempladas com o trabalho as seguintes empresas: Mão na Massa, Cantinho do Xis, Drib Shop, Marilha Brinquedos, Tempersal Temperos, Closet Glam e Luzes da Alma – Terapias de Apoio.

Cada uma passou pelo Diagnostico Institucional, responsável por apresentar um panorama inicial da situação organizacional. Após a construção e entrega do primeiro diagnóstico, auxiliaram na construção dos fatores que basearem-se as decisões estratégicas da organização: missão, visão, valores e objetivo organizacional.

Com o suporte de um questionário reflexivo, as empresas entregaram informações que auxiliaram a construção por parte da Talentus.

A etapa seguinte do trabalho de consultoria foi realizada com pesquisa de mercado e de consumidor para ampliar o conhecimento organizacional dos clientes. Dessa forma, foi promovida uma análise de mercado, identificada por meio da Matriz SWOT.

A última etapa foi a construção de um plano de ação, levando em consideração as necessidades de cada empresa e utilizando princípios de planejamento estratégico, metodologias de gestão e ferramentas da qualidade.

Validação do trabalho

Ao final, foi realizado o último encontro entre os integrantes e as empresas, visando alinhar ações, sanar dúvidas e validar o trabalho realizado.

Entendendo a importância de avaliação do serviço prestado pela Talentus, os clientes foram convidados a responder uma pesquisa de satisfação, que possibilitou, de forma livre e espontânea, apresentarem suas percepções sobre a consultoria recebida.

Confira alguns depoimentos dos empresários:

“Pessoal capacitado e bastante envolvido. Muito atenciosos e prestativos. Adoramos o trabalho desenvolvido. Gratidão!”
Luzes da Alma – Terapias de Apoio

“Ajudaram-me muito para complementar o planejamento da empresa e determinar um foco e metas a serem realizadas para o melhor desenvolvimento da nossa empresa. Os relatórios e pesquisas foram bem completos e claros, ajudando na tomada de decisões.”
Drib Shop

“Ficamos muito satisfeitos e nos sentimos muito a vontade em tirar nossas dúvidas.”
Tempersal Temperos

“Fiquei super satisfeita! Super indico a equipe que me atendeu, eles agregaram muito na minha empresa. Desejo a todos eles muito sucesso, pois já estão no caminho certo.”
Marilha Brinquedos

Ao final do Programa Ação Cesuca, entende-se que houve um grande benefício aos alunos e egressos envolvidos, que puderam vivenciar na prática o trabalho de consultoria, desenvolver competências necessárias para o mercado de trabalho, além de uma visão mais ampla da gestão empresarial.

À comunidade local fica a entrega de um serviço de qualidade, auxiliando no crescimento e desenvolvimento de negócios regionais, um dos pilares que compõe a existência do Centro Universitário Cesuca.