UNIVERSIDADE POSITIVO
|
Notícias
29 de novembro de 2024
Alunos de Arquitetura e Urbanismo da UP apresentaram propostas de revitalização urbana para o Conjunto do Café
O projeto faz parte da extensão ministrada pela professora Me. Ana Claudia Santos
Em uma iniciativa que une comunidade e universidade, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo – UP apresentaram propostas inovadoras para a revitalização urbana do Conjunto do Café, bairro histórico da zona leste de Londrina. O projeto teve como objetivo elaborar soluções realizáveis para requalificar o espaço e torná-lo mais apropriado para o uso cotidiano.
O estudo foi acompanhado pela professora Me. Ana Claudia de Souza Santos e teve o apoio do urbanista Robson Naoto Shimizu, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), que intermediou esta ação com as lideranças desta comunidade, através de convênio de colaboração com a UP.
Os alunos, por meio de um processo participativo, realizaram um diagnóstico detalhado do local, identificando as necessidades e desejos dos moradores. As propostas apresentadas contemplam soluções de paisagismo urbano, buscando valorizar a identidade e a memória do bairro.
“As intervenções objetivam requalificar os espaços públicos, há muito tempo abandonados pelo poder público, porém apropriados pelo uso cotidiano e informal dos moradores” afirma o coordenador de curso, Prof. Me. Rafael Rodrigues de Moraes.
A discente Ana Flávia da Silva, participante do projeto, destacou a importância da experiência: “Foi uma ótima experiência poder pegarmos um problema real, estudar e analisar os potenciais, propondo uma solução exequível e eficiente à população, com enorme sucesso”.
As propostas mais representativas serão desenvolvidas pelo IPPUL em uma única proposta, com o objetivo de se tornar realidade em um futuro breve. Por fim, o projeto também faz parte de iniciativas que buscam aproximar os alunos, futuros arquitetos, dos processos decisórios da gestão municipal, promovendo ações que intensificam a construção de uma cidade mais justa.
As propostas poderão ser vistas, em breve, no Instagram dos alunos através do link: www.instagram.com/arqeurb.uplondrina