→

UNICID

|

Notícias

23 de outubro de 2019

Aluno da UNICID vai participar do Congresso Mundial de Neurologia

Compartilhar

O curso de Medicina da UNICID estará representado no XXIV Congresso Mundial de Neurologia pelo aluno do 6° ano, Renan Iegoroff. O WCN 2019 começa no próximo dia 27/10 em Dubai, Emirados Árabes Unidos. O evento é organizado pela World Federation of Neurology (WFN) e reúne diversos especialistas em Neurologia de diferentes nações para debater as atuais evidências e compartilhar experiências.

Renan vai apresentar o trabalho “Recruitment of Motor Units and Activation of Associative Motor Neurons”, desenvolvido em conjunto com as alunas Gladys Cherres Xavier Esteves, Juliana Pinheiro de Carvalho e Raquel Costa de Aguiar Valim, sob a orientação do Prof° Dr. Arnaldo Godoy, neurologista, especialista em distrofia muscular e professor da UNICID. O trabalho aborda a correlação entre força muscular e coordenação motora e sua direta influência no recrutamento de unidades motoras. A apresentação será no dia 30/10 na sala Dubai C – Neurofisiologia às 10h10 (horário local).

O trabalho de pesquisa foi iniciado em 2017 e contou com a ajuda fundamental do Departamento de Fisioterapia da UNICID que disponibilizou o principal instrumento da pesquisa, o Dinamômetro Hidráulico de Mão (Dinamômetro de Jamar). A coleta de dados ocorreu em uma academia de musculação em São Bernardo do Campo/SP. A academia Alfa Life recebeu os acadêmicos de Medicina da UNICID e durante todo o período de coleta foi responsável pelo excelente ambiente de trabalho. Após o período de coleta de dados, os alunos seguiram acreditando na importância da pesquisa científica no Brasil, e fizeram uma extensa revisão bibliográfica e de evidências científicas para fundamentar a correlação demonstrada nos resultados.

Após avaliar os trabalhos, a comissão do WCN 2019 convidou o grupo para apresentação oral no Congresso. Para participar do evento, Renan contou com o apoio institucional do Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, reitor da UNICID, e do Prof. Dr. Renato Padovese, diretor acadêmico do grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Os alunos também recebem o apoio da Profa Dra. Denise Ballester, coordenadora do curso de Medicina, que falou sobre a importância de ter um aluno em um encontro como este: 

“A formação médica de qualidade deve estar apoiada no ensino, extensão e pesquisa e incentivar os estudantes a desenvolver trabalhos científicos de qualidade é uma das prerrogativa da Medicina da UNICID. Parabenizo a todos os envolvidos no trabalho e, especialmente, o aluno Renan Iegoroff pela dedicação que sempre demonstrou aos estudos e por ter aceitado o desafio e a responsabilidade de representar a UNICID em evento de tamanha dimensão e importância”. 

Além do suporte institucional da UNICID, Renan conta com apoio da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), onde é membro discente. Acreditando na importância do desenvolvimento de trabalhos científicos no Brasil, a ABN é candidata à sede do WCN 2023, com o Rio de Janeiro representando o Brasil.

Confira a matéria da Sociedade Brasileira de Neurologia com o nosso aluno.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.