destaque-arquitetura

UNICID

5 de junho de 2020

Aluno de Arquitetura e Urbanismo é aprovado para curso promovido por USP e UNIFESP

Tem aluno da UNICID comemorando aprovação em processo seletivo bastante concorrido!

Renan Mendes, estudante do 8º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, foi recentemente aprovado para o Curso de Assistência Técnica em Regularização Fundiária: formação política e técnica sobre atuação em REURB-S, promovido por meio de uma parceria entre a ONG Peabiru, o Instituto das Cidades da UNIFESP e o LabHab da FAUUSP.

Apenas oito pessoas de todo o estado de São Paulo foram selecionadas. No total, participaram da seleção 122 candidatos, entre estudantes e profissionais.

Um dos critérios para aprovação foi o trabalho de Renan com a pesquisa Estudos e desafios do direito à cidade, moradia e território na Ocupação Mauá, orientada pela Profa. Ma. Ana Cristina Gentile Ferreira.

Sobre a pesquisa

A Ocupação Mauá está localizada na região da Luz, no centro de São Paulo, e possui cerca de 240 famílias em condições habitacionais insatisfatórias. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise da Ocupação, tanto nas condições de habitação como nas discussões urbanísticas.

A organização da pesquisa buscou fazer leituras rápidas quanto à morfologia e estrutura do edifício, questões de legalidade, características das habitações, entrevista com moradores e análise da região como área de intervenções públicas e privadas. A partir disso, novos recortes foram sendo realizados com objetos específicos de estudos, possibilitando a continuidade do trabalho por Renan.

O tema já foi aceito, exposto e debatido em encontros relevantes para estudantes e professores de arquitetura e urbanismo, como o III Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas, em Salvador (BA), e a X Jornada de Iniciação Científica da Escola da Cidade, em São Paulo.

O aluno

Envolvido com projetos de Iniciação Científica desde o Ensino Médio, Renan tem pesquisado e discutido em diferentes plataformas – a maioria fora do ambiente universitário – sobre direito à cidade e à moradia, com foco especifico em Ocupações Urbanas e assentamentos precários nas regiões centrais e periféricas de São Paulo.

Com o apoio da professora Ana Cristina, ele vem dialogando com movimentos e militâncias da área de Cidade e Habitação. “A partir desse empurrãozinho, consegui me articular em diferentes fóruns, movimentos sociais e ONGs que lidam diretamente com as questões correlatas ao meu interesse de pesquisa e trabalho”, explica.

Incentivo à iniciação científica

O estímulo dos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo para o envolvimento dos alunos com pesquisas científicas busca não apenas fortalecer conhecimentos teóricos, mas capacitar os acadêmicos para discussões de cenários atuais e necessários aos desafios da profissão.

“O aluno passa a entender que a formação teórica adquirida em sala e na pesquisa irá capacitá-lo com referências e argumentos importantes para desenvolver atividades práticas”, destaca a Profa. Ma. Edvania Comitre, coordenadora do curso.

Conheça mais sobre a graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNICID.