NOTÍCIAS

| 1 de julho de 2020

Aluno do curso de Direito escreve artigo para a OAB sobre Direito Sistêmico

Tales Aquino, aluno do 3º ano do curso de Direito da Cruzeiro do Sul, escreveu para a OAB – Jabaquara/Saúde um artigo sobre Direito Sistêmico em parceria com a Dra. Cristina Samara Siqueira Breveé, presidente da Comissão de Direito Sistêmico. O objetivo do artigo era escrever sobre um tema pouco conhecido do mundo jurídico e apresentá-lo para os colegas de direito e a população de um modo geral.

Há um ano e meio, Tales faz parte da Comissão de Acadêmicos da OAB – Jabaquara/Saúde, onde participa de palestras, discussões sobre diversos temas em todas as áreas do Direito, recebe indicações de livros e o principal, pratica atividades de pesquisa. Dentre as atividades propostas, a Comissão, propôs ao aluno a produção de um artigo, o tema escolhido por Tales foi o Direito Sistêmico, tema importante e complexo que ainda não ganhou notoriedade.

Direito Sistêmico é a utilização de ferramentas da psicologia para compreensão dos conflitos no âmbito do judiciário. Uma forma de contribuir para a “humanização do Sistema de Justiça, incentivando a comunicação-não-violenta, a conciliação, a mediação, a justiça restaurativa e a busca de novas possibilidades de solução de conflitos”, escreve Tales.

Tales dedicou seu artigo ao Prof. Me. José Carlos Viana, coordenador do curso de Direito da Cruzeiro do Sul, por sua excelência na coordenação e como representante do corpo docente. O curso da Cruzeiro proporciona ao aluno aprendizado de qualidade e eficiência através de um rico acervo bibliográfico, laboratórios, atividades nos núcleos de prática jurídica e audiências simuladas.

Se você se interessou pelo tema, o artigo completo pode ser conferido no portal da OAB – Jabaquara/Saúde.

CADASTRE-SE

Recebas as notícias em primeira mão.