NOTÍCIAS

| 9 de setembro de 2020

Aluno do UDF é aprovado em mestrado na UnB

Gustavo, aluno egresso do curso de Educação Física do UDF, foi aprovado no mestrado na UnB e realizará pesquisa relacionada a doença de Parkinson.

O UDF estimula o desenvolvimento completo de seus alunos, através do incentivo a atividades de estágio e pesquisa. Não foi diferente com Gustavo, que teve apoio de excelentes professores em sua jornada para chegar ao mestrado, entre eles, Gustavo cita: “Filipe Moura, Dahan Cunha e Bernardo Petriz, sendo este último o meu orientador e um dos principais pilares que me permitiram estar aqui hoje.”

O tema de sua pesquisa no mestrado será: “Impacto da estimulação elétrica não invasiva do nervo vago no controle da pressão arterial em pacientes com doença de Parkinson”. O trabalho é de grande importância, uma vez que a técnica não invasiva pode substituir procedimentos cirúrgicos.

Na UNB, Gustavo será orientado pelo Prof. Dr. Lauro Vianna, o primeiro Brasileiro a receber da Sociedade Americana de Fisiologia (APS), o Prêmio de Excelência em Fisiologia Integrativa e Medicina, maior honraria acadêmica mundial nesta área. Futuramente, o objetivo é estabelecer uma relação de colaboração entre a UNB e UDF através dos laboratórios de Fisiologia Molecular do Exercício do UDF e o NeuroVASQ da UnB.

O Prof. Bernardo, orientador de Gustavo na Iniciação Científica, foi também um dos responsáveis por apresenta-lo ao Prof. Dr. Lauro e fazer sua recomendação para o mestrado, ele fala com orgulho sobre a trajetória do aluno no UDF: “o Gustavo foi um daqueles alunos que nos dão orgulho do início ao fim, e que nos confirma que a educação é de fato uma poderosa arma para a melhoria social.”

Parabéns, Gustavo! Essa é uma grande conquista.

CADASTRE-SE

Recebas as notícias em primeira mão.