20210614_materia_a_design_award_2021_banner_noticia

CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL

|

Notícias

14 de junho de 2021

Aluno da Cruzeiro do Sul Virtual leva ouro na premiação de design mais importante do mundo

Compartilhar

Os alunos da Cruzeiro do Sul Virtual seguem se destacando e conquistando espaços importantes em suas áreas de formação. E dessa vez temos uma premiação internacional para comemorar!

Tiago Versalles, aluno do curso de Design Gráfico no polo Boa Vista (Recife-PE), foi o grande vencedor da categoria Graphics, Illustration and Visual Communication Design no A’Design Award, a mais relevante premiação do mundo na área.

Um dos poucos brasileiros a ter essa conquista com a classificação ouro no currículo, Tiago bateu um papo com a gente e compartilhou sobre carreira, estudos e, claro, o prêmio.

Ele contou que a escolha pela Cruzeiro do Sul Virtual se deu pela flexibilidade da metodologia, que permite conciliar estudos, trabalho e vida pessoal, além de fatores como qualidade da grade curricular, duração do curso, proximidade do polo e custo-benefício.

Confira a entrevista:

Quais são as suas experiências profissionais até aqui?
Desde 2010 já trabalhei em diversas áreas do mercado criativo, tais como design de moda, direção de arte em agência de publicidade, impressão 3D, edição de vídeos, redes sociais e e-commerce. Hoje eu sou um designer especialista em identidades visuais e branding (design de marca).

Você já tinha cursado Publicidade e Propaganda, correto? Como decidiu cursar Design Gráfico?
Sim, já cursei Publicidade e também Marketing, ambos cursos da área de comunicação, mas eu sentia que meu caminho sempre me guiava para algo mais visual e projetual. Foi no Design Gráfico que consegui unir várias paixões em uma única profissão, já que o design é multidisciplinar. O Design Gráfico me ofereceu a oportunidade de trabalhar com projetos, estratégias, arte, biomimética, proporção áurea, semiótica, gestalt, geometria (mas sem matemática, ainda bem), cores, tipografia, inovação, criatividade e muito mais.

E por que a escolha pela Cruzeiro do Sul Virtual?
Escolhi a Cruzeiro do Sul Virtual por vários motivos. O primeiro foi o fato de poder cursar Design Gráfico 100% de forma on-line em 2 anos, ou seja, a faculdade oferecia a flexibilidade que eu precisava para conciliar estudos, trabalho e vida pessoal. Outro fator que me fiz escolher a Cruzeiro do Sul foi a grade curricular do curso, com disciplinas como História da arte e do design, Metodologia de projeto em Design, Teoria da Comunicação e Semiótica, Narrativas Gráficas dentre outras que iriam aumentar minha bagagem cultural e profissional. Outro ponto importante para a escolha também foi o excelente custo-benefício e a localização do polo na minha cidade.

Como surgiu a oportunidade de concorrer no A’ Design Award?
A oportunidade surgiu com professor e designer Pedro Panetto e com o Dalmir Junior, criador do blog Designers Brasileiros. Os dois se uniram e criaram um concurso de Redesign para comemorar os 10 anos do blog. O meu projeto foi o vencedor desse concurso nacional e isso me classificou para ser levado para a etapa internacional, no A’Design Award.

Pode falar um pouco sobre o projeto vencedor?
Já sobre o projeto, no curso de Design Gráfico da Cruzeiro do Sul eu aprendi sobre metodologia de projeto e sobre proporção áurea. Então fui pesquisar mais sobre os temas e conheci o Pedro Panetto, com quem fiz dois cursos. O primeiro foi o de proporção áurea aplicada ao design, pois eu queria entender ainda mais sobre esse tema fascinante. No curso (2020), eu lembro que o Pedro falou que dentre as várias formas de se aplicar a proporção áurea, havia uma inédita, nunca usada antes, pelo que se tinha conhecimento: “O retângulo áureo ao quadrado”. Eu gostei disso e decidi estudar melhor essa técnica para que a nova marca do Designers Brasileiros tivesse algo de inovador, único e icônico. Então trabalhei com a técnica inédita e acho que isso foi percebido pelos jurados e juradas do A’design Award.

Dentro da metodologia, eu cheguei em um ponto que ficou decidido que a marca deveria ter uma “brasilidade”, mas sem ser institucional com o tradicional verde, amarelo e azul. Nas minhas pesquisas, encontrei uma forma da marca ser bem brasileira, mas de forma inovadora, e foi nesse ponto em que o tucano entrou no conceito da marca como um dispersador de sementes, que simbolizava o Blog Designers Brasileiros como dispersador de conhecimento.

Com o tucano também veio a cor coral do seu bico, que deu uma dinâmica cromática muito interessante à marca. Essa conceituação da marca é muito forte e acredito que também por isso o resultado foi tão icônico. Por fim, unir em um símbolo referências como a nossa fauna, a nossa arte (Athos Bulcão e Di Cavalcanti), as nossas cores e organizar todas elas em proporção áurea foi o que tornou esse projeto visualmente tão especial.

Como você recebeu o prêmio?
O que eu senti foi bem surreal, até acho que a ficha ainda não caiu. Tem momentos que estou com um sorriso no rosto do nada. Eu ficava entrando no sistema interno do A’Design Award todo dia para conferir novamente e acreditar que realmente ganhei Ouro na categoria Design Gráfico na premiação de design mais importante do mundo, pois outros grandes designers que admiro, ganharam nessa mesma categoria em outras edições, mas com classificação prata, bronze ou ferro, então eu não estava mesmo esperando que meu projeto fosse levar Ouro.

Estou muitíssimo feliz com esse resultado, e ter feito o curso de Design Gráfico da Cruzeiro do Sul Virtual me ajudou muito a chegar até esse momento na minha carreira!

Seria um sonho poder ir para a Itália, onde será a noite de gala da premiação, ainda mais porque será no dia do meu aniversário, 15 de novembro. Ir receber esse prêmio e conhecer outros designers do mundo inteiro seria incrível, mas decidi não ir por causa da pandemia e das incertezas no cenário mundial. Já solicitei receber o prêmio em casa, agora é só esperar.

Qual é a relevância de um profissional brasileiro conquistar uma premiação tão importante?
A importância se dá pela validação que esse prêmio representa para o design gráfico brasileiro. Com ele a mensagem passada para o mundo é a de que o nosso design gráfico é ouro. Meu projeto de Design de Marca para o Blog Designers Brasileiros concorreu com outros projetos de grandes agências ao redor do mundo e foi um dos vencedores com classificação ouro, e menos de 2% dos milhares de inscritos no A’Design Award ganham essa classificação. Acredito que há uma relevância nessa conquista, não só para mim, mas para todos os envolvidos nessa vitória e para o próprio mercado de Design Gráfico brasileiro.


Muito legal a trajetória de Tiago, não é? Aproveite e conheça mais sobre o nosso curso de Design Gráfico.

Abaixo você pode conferir algumas imagens do projeto vencedor do A’Design Award.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.