Os alunos da UNICID em visita ao STJ

UNICID

21 de novembro de 2019

Alunos contam como foi participar do Intercâmbio de Sustentação Oral em Brasília

Em outubro, 18 alunos de Direito das instituições da rede Cruzeiro do Sul Educacional participaram do Intercâmbio de Sustentação Oral, em Brasília. A atividade simula uma sessão real em que os universitários praticam a defesa de peças processuais. O evento foi organizado pelo UDF e promovido em parceria com o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na ocasião, os estudantes puderam conhecer as instalações do UDF, visitar o Senado e realizar uma sustentação oral na presença do Prof. Dr. Paulo Dias de Moura Ribeiro, ministro do STJ.

O Prof. Marcelo Ferreira Marella, do curso de Direito da UNICID, orientou os alunos Helyfelys Gomes do Nascimento e Hingrithi Leite da Paz, que participaram do intercâmbio e ficaram fascinados com a experiência. “Gostei muito de conhecer o funcionamento dos tribunais superiores e também o centro do poder do país, onde são tomadas as maiores decisões da nação. Para um aluno de Direito, isso é fantástico!”, conta Helyfelys. Ele completa dizendo que conhecer o STJ “te dá uma gana maior de querer continuar, traz novos sonhos e novas ambições para continuidade da formação”.

A aluna Hingrithi foi só elogios para a organização: “o planejamento das atividades para cada momento do dia proporcionou grande aproveitamento porque, além da realização da sustentação oral no Superior Tribunal de Justiça – que por si só foi uma experiência indescritível, realizamos visita guiada à Câmara dos Deputados, Senado Federal, Praça dos Três Poderes e Supremo Tribunal Federal. Sem contar o excelente acompanhamento realizado pelos professores e coordenadores”, explica.

Para os alunos, é fundamental que a UNICID proporcione este tipo de oportunidade. “É um grande diferencial para os alunos e dá uma bagagem fantástica para os estudantes que participaram do evento”, conta Helyfelys. Para a Hingrithi, a união de prática e teoria foi essencial: “Apesar de todo conteúdo teórico ser compartilhado em sala pelos professores, vivenciar de forma efetiva, participando da confecção do recurso até a sustentação oral em um dos órgãos máximos do Poder Judiciário, transformaram a minha ideia de vivência da profissão”. Ela complementa dizendo que “A universidade se torna diferenciada com a oferta do intercâmbio e estimula os alunos a participarem do evento, além de proporcionar a troca de experiência entre alunos e professores de outras universidades do grupo”.

Esta satisfação dos alunos nos faz continuar a sempre oferecer as melhores experiências para a formação de profissionais ainda mais completos. Parabéns a todos os participantes do Intercâmbio de Sustentação Oral!