Aluna durante exibição de painel na Abrapso

UNICID

5 de dezembro de 2019

Alunos de Psicologia apresentam pôster em reunião da Abrapso

Alunos do curso de Psicologia da UNICID participaram do XX Congresso da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), que aconteceu entre os dias 13 e 16 de novembro em São Paulo. O tema do encontro foi “A Psicologia social frente aos autoritarismos, polarização social e crise sistêmica do capitalismo: em defesa da democracia e da emancipação humana”. Os alunos da UNICID exibiram o pôster “Intolerância às religiões de matriz africana e afro-brasileira na escola”, trabalho de autoria de Vilma P. Miranda, Amanda C. Santos Cyrillo, Caroline Moreira Brito, Eliete Nunes de Sousa, Letícia Figueiredo dos Santos, Maciel Gomes dos Santos, Silvana Pereira do Nascimento e Vera Lucia da Silva.

A aluna Vilma Miranda não escondeu sua satisfação de participar do evento e apresentar o trabalho: “Foi uma experiência única, importante e muito satisfatória. Saber que é um assunto muito pertinente para o momento, para a vida da gente, desde o descobrimento do Brasil até os dias de hoje. Muita coisa evoluiu, porém, essa questão da intolerância racial e das religiões ficaram por muito tempo escondidas em prol de outras religiões”, conta. Ela também relatou que muitas pessoas elogiaram o trabalho e algumas até dividiram suas experiências de intolerância, inclusive pessoas de outras religiões.

“Espero que nosso trabalho colabore para que outras pessoas não se escondam mais e também possam falar sobre o assunto. Agradeço ao Prof. Leonardo Blanco, que foi muito importante para a realização deste trabalho, e também à Profa. Ana Flavia Parenti, pois, se não fosse pelo incentivo dela, talvez eu nunca teria descoberto esse fascínio pelo tema. Também sou grata à UNICID, onde estou realizando meu sonho de cursar Psicologia e que está suprindo além das minhas expectativas”, finaliza a aluna.

A Abrapso se identifica como um “espaço de intercâmbio e posicionamento crítico frente a perspectivas naturalizantes e a-históricas de produção de conhecimento e intervenção política em nossa sociedade”. A participação dos alunos de Psicologia da UNICID no evento é um importante indicativo de comprometimento de estudantes e professores com a pesquisa científica e com o papel da Psicologia no desenvolvimento da sociedade.