GettyImages-519515993

CEUNSP

9 de dezembro de 2020

Alunos do curso de História produzem revista para utilização como material paradidático

O curso de História do CEUNSP sempre propõe aos alunos projetos e trabalhos de pesquisa. Em 2019, foi proposto um projeto interdisciplinar e, através dele, os alunos produziram a revista Jornada Histórica CEUNSP com o tema Liberdade.

Alunos do quarto semestre do curso de História com a colaboração do curso de Design Gráfico, também do CEUNSP, foram os responsáveis pelo projeto. O desenvolvimento se deu a partir de pesquisas orientadas pelos professores (e editores da Revista) das disciplinas História do Brasil Império, História Moderna II e História da África independente, ministradas simultaneamente no quarto semestre.

A revista foi desenvolvida para ser utilizada como material paradidático para os últimos anos do ensino básico, traz desde dados cronológicos, crítica historiográfica, biografias, história do cotidiano, além de informações sobre filmes e documentários de interesse. Os episódios históricos abordados foram a Independência do Brasil, a Revolução Francesa e Independências africanas.

Com 15 anos de tradição, o curso de História do CEUNSP busca desenvolver pessoas críticas e conscientes não só do passado, mas também de seu próprio tempo. Com esse material será possível auxiliar demais educadores da rede de ensino básico e contribuir para a formação de seus alunos.

O material completo está disponível em formato digital e pode ser conferido clicando aqui.