Novo Projeto (19)

FASS

|

Notícias

29 de novembro de 2021

Alunos do curso de Enfermagem publicam capítulos em livro digital

Compartilhar

Publicar pesquisa científica traz dupla satisfação aos autores: constrói currículos interessantes e contribui com conhecimento para uma sociedade melhor.

É o que fizeram alunos do curso de Enfermagem da FASS, que participam da obra Ciências da Saúde: uma abordagem holística – volume 5.

O livro, em formato de e-book, acabou de ser lançado, agora em novembro de 2021, pela editora Conhecimento Livre, e tem distribuição gratuita no site da editora e em bibliotecas científicas eletrônicas como Google Acadêmico e Scielo.

Os alunos contribuem com dois capítulos:

– Capítulo 21: “O mal dos tempos líquidos e a resiliência da enfermagem – reflexão sobre o transtorno de ansiedade”, que contextualiza a atualidade e a percepção de liquidez, preconizada pelo sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman, com os transtornos de ansiedade, promovendo reflexão acerca do tato necessário ao profissional enfermeiro por um olhar humanizado e introspectivo de si mesmo e do outro.

São autores os alunos Rodrigo Monteiro dos Santos Bandeira, Décio Tomas Aparecida Guimarães Rocha, Gabriela Costa Neves e Bruna Costa Silva, tendo como orientadores a Profa. Dra. Denize Marroni, enfermeira, coordenadora do curso de Enfermagem na FASS, e o professor enfermeiro especialista Alex Melo.


– Capítulo 22: “O cuidado de enfermagem sob a lógica do indígena entre a população Guarani MBYÁ da terra indígena Ribeirão Silveira”, que contextualiza o Cuidado de Enfermagem Transcultural Indígena (CETI) como uma abordagem que corrobora o indivíduo indígena como protagonista no seu cuidado de saúde e embasa a necessidade de a enfermagem promover um cuidado pautado na cosmovisão do indivíduo.

O capítulo foi escrito pelo discente Rodrigo Monteiro dos Santos Bandeira, tendo como orientadora a Profa. Dra. Priscila Enrique de Oliveira, antropóloga.

Clique aqui para baixar a obra inteira ou apenas os artigos.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.