Novo Projeto (16)

UNIFRAN

|

Notícias

5 de novembro de 2021

Premiação por Biossegurança na Odontologia rende 1º e 2º lugares a estudantes da UNIFRAN

Compartilhar

Alunos do curso de Odontologia da UNIFRAN participaram do SETBIO 2021 – 2ª Apresentação de Trabalhos Acadêmicos de Odontologia, em Bauru, e trouxeram para casa o 1º e o 2º lugares da premiação!

A premiação faz parte da Campanha de Conscientização da Biossegurança em Odontologia (SETBIO) – Setembro Verde, que promove ações em todo o Brasil para diferentes públicos que lidam com o tema. É uma realização conjunta entre a empresa Cristófoli, Grupo GerAção Biossegurança e a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), parceria que conta, desde 2019, com o apoio de diversas instituições públicas e privadas.

A atividade para apresentação de trabalhos de que participaram alunos do Brasil e da América Latina foi realizada em 22 de setembro.


Vencedores

Luiz Fernando Melo Miranda, orientado pela Profa. Dra. Soraia Marangoni, conquistou a primeira colocação com o trabalho “Ação de Diferentes Tratamentos para Descontaminação do Biofilme em Chupetas de Látex e Silicone”. Ele foi premiado com uma autoclave de 12 litros e a UNIFRAN também ganhou uma, de 21 litros.

Karolinne Beloti Silva, orientada pela Profa. Dra. Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro, conquistou a segunda colocação com o trabalho “A Teleodontologia na Integração Ensino-serviço-comunidade – Experiência da UNIFRAN no contexto pandêmico”. Como premiação, a aluna recebeu um destilador.


Pioneirismo e excelência acadêmica

A Prof. Dra. Profª Drª Soraia Marangon, coordenadora da graduação em Odontologia da UNIFRAN, conta sobre o pioneirismo do Curso como o primeiro no Brasil e no mundo a ter uma infraestrutura construída dentro dos mais modernos conceitos nacionais e internacionais em biossegurança. “O tratamento do ar ambiente por sistemas de barreiras UV-C (germicidas) existente na Clínica de Odontologia da UNIFRAN desde 2000, por exemplo, foi uma tecnologia de biossegurança tida como inovadora durante a pandemia”, destaca.

A professora também ressalta que a Odonto da UNIFRAN foi a primeira no Brasil a contar com uma disciplina obrigatória de Biossegurança desde a concepção da matriz curricular inaugural em 1997 e que sua inclusão para desenvolvimento das competências específicas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Odontologia (2021) não foi recebida com surpresa pelos alunos: “Eles diziam: Professora, nós sempre tivemos essa disciplina. A UNIFRAN é muito forte em biossegurança, né?”, relatou.

A expertise em Biossegurança desenvolvida ao longo de quase 25 anos, segundo conta a Profa., foi o fator que, durante a pandemia, permitiu que houvesse uma condução segura, capaz de lidar com o cenário epidemiológico global desafiador e inimaginável, principalmente quanto ao impacto que causaria aos alunos a decisão de se retomarem as aulas práticas presenciais em setembro de 2020: “Pensamos que era o momento de acreditar naquilo que sempre fizemos, que era o momento de preparar cidadãos para lidar com cenários desafiadores como o atual e outros que virão”, conclui.

Confira aqui os projetos finalistas e premiados.
Veja aqui
a apresentação de Luiz Fernando Melo
Veja também a apresentação de Karolinne Beloti Silva
Assista a premiação completa.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.