obbservatorio-social-cesuca-topo

CESUCA

19 de julho de 2021

Alunos de Ciências Contábeis realizam análise para o Observatório Social de Cachoeirinha

Os alunos da disciplina de Contabilidade Governamental, do curso de Ciências Contábeis, realizaram, durante o primeiro semestre de 2021, uma análise do portal de transparência da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha-RS.

A ação foi uma prestação de serviços ao Observatório Social de Cachoeirinha, sob a supervisão do Prof. Me. Luciano Santos Malta. O relatório consolidado elaborado pelos alunos foi entregue na sede da Associação Comercial de Cachoeirinha.

O Prof. Luciano explica o sentimento e a importância em supervisionar o projeto: “É gratificante presenciar o empenho e a motivação dos estudantes quando submetidos a desafios práticos como este”.

As atividades práticas são parte do ensino e oferecem a oportunidade da aplicabilidade das teorias que foram aprendidas em sala de aula. O projeto possibilitou trazer resultados relevantes e incentivar a prática da cidadania aos alunos:

“E é mais gratificante ainda participar como orientador desse desafio e colher resultados tão relevantes. Atividades dessa natureza fazem aflorar o instinto de cidadania que habita em cada um de nós”, completa Prof. Luciano.

Confira o que alguns dos alunos participantes contou sobre o projeto:

– Roselaine Flores de Freitas
“Foi interessante, porque nos proporcionou uma forma a mais de conhecermos o que temos direito de saber e acompanhar a respeito dos procedimentos da administração pública, fatos esses que ainda são muito obscuros para a maioria da população.

Grata pela oportunidade de colaborar com a identificação de algumas falhas no projeto de transparência, o qual, sei, que o objetivo é proporcionar uma melhor visibilidade (melhor acesso) para a população”.

– Julia Zanini dos Reis
“Eu como cidadã, nunca havia ido atrás para ‘investigar’ o site da prefeitura e confesso que me surpreendi, pois as informações que precisávamos estavam acessíveis e ao nosso alcance. O trabalho que a prefeitura realiza no site é bom, simples e de fácil acesso”.

– Vítor Michels Cardoso
“Achei muito importante e pertinente o trabalho, pois entendo que é extremamente necessário que se tenha os acessos facilitados no site, proporcionando rapidez ao encontrar as informações desejadas. Este trabalho agregou conhecimento quanto aos serviços prestados pela prefeitura e suas demais obrigações”.

– Mayara A. Valério
“Foi uma pesquisa surpreendente pois pude ver que no site da Prefeitura temos muitas informações acessíveis ao nosso alcance que jamais imaginei que poderia ter, e de fácil acesso. Com esse trabalho pude enxergar o setor público de outra forma, em alguns quesitos um pouco desorganizado, mas me surpreendi positivamente com a pesquisa proposta pelo professor”.

Curtiu? Então acesse o link e venha conhecer o curso de Ciências Contábeis e participar de projetos tão incríveis quanto esse!