950×351

UNICID

|

Notícias

29 de maio de 2020

Artigo de egressos da UNICID é aprovado para o Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos

Compartilhar

O trabalho de TCC dos egressos Junior de Oliveira Sampaio, Lorena Taylini Viturino de Lima e Reginaldo Marcelino da Silva, do curso de Engenharia Elétrica da UNICID, foi aprovado para apresentação no VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos. Orientado pelo Prof. Eduardo Ferreira da Silva, o artigo intitulado “Geração eólica e a estabilidade de tensão em regime permanente” foi selecionado para  a série de seminários que serão apresentados no evento, que neste ano, excepcionalmente, será on-line. 

Encaminhado pela UNICID ao SBSE, o trabalho visa analisar os efeitos da geração eólica sobre a estabilidade de tensão, em regime permanente, causados pela inserção de aeregeradores síncronos ou de indução no sistema elétrico de potência. O método do fluxo de potência continuado foi utilizado para a realização de simulações e análise do colapso de tensão pela curva PV gerada pelo próprio programa. Com base nas análises, realizadas foi possível avaliar as contribuições dos geradores para o máximo carregamento e para a estabilidade de tensão do sistema.  Os egressos contaram com a ajuda do programa ANAREDE (recebido do CEPEL – Centro de Pesquisas em Energia Elétrica, sem ônus, pela universidade) para a realização do TCC.

O SBSE é um evento de caráter científico, técnico industrial com foco no setor elétrico nacional. É um dos principais eventos da área de sistemas elétricos e que visa divulgar a produção técnico-científica, fundamental para enriquecer o desenvolvimento do setor. 

Parabéns aos nossos egressos e professor por mais este importante feito!

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.