950×351

UNICID

6 de fevereiro de 2020

Artigo de mestranda da UNICID é reconhecido por revista internacional

Um artigo originado da dissertação da aluna Nayara Alexia Moreno, do mestrado de Fisioterapia da UNICID, foi reconhecido com o prêmio Paper Of The Year 2019 pelo Journal of Physiotherapy. O estudo é sobre um ensaio clínico que testou o uso de uma cartilha ilustrada com orientação para pacientes idosos hospitalizados por motivos clínicos (tratamento de infecção ou investigação de algum sintoma) sobre como manter-se ativo durante a hospitalização.

A Nayara realizou o trabalho de pesquisa em co-autoria com seus colegas Bruno Garcia de Aquino, Isabel Fialho Garcia, Lucas Spadoni Tavares, Larissa Francielly Costa e Ivens Willians Silva Giacomassi. A orientação do trabalho foi conduzida pela Profa. Dra. Adriana Cláudia Lunardi.

E foi a Profa. Adriana quem nos explicou a importância deste estudo para área da saúde. “A hospitalização, especialmente em idosos, pode causar diminuição da capacidade do paciente de realizar as atividades do dia a dia, como andar sem bengala, tomar banho sozinho, subir e descer da cama, pegar algo que caiu no chão etc. Essa diminuição de funcionalidade causa aumento no tempo da hospitalizações, uma taxa maior de complicação e maior necessidade de re-hospitalização depois da alta”, afirma.

Sobre a cartilha, a orientadora nos contou que continha informações sobre os prejuízos que ficar deitado no leito do hospital o tempo todo pode causar, além de exemplos de como o paciente podia se manter em atividade. Além do material, o paciente recebia orientações do fisioterapeuta e tirava dúvidas. “Esta intervenção simples e barata foi capaz de aumentar o nível de atividade física durante a hospitalização e diminuir a perda de mobilidade nos pacientes idosos que receberam a intervenção”, de acordo com a professora.

A mais importante publicação de fisioterapia do mundo

A publicação australiana Journal of Physiotherapy é a maior revista de fisioterapia do mundo. Segundo a orientadora da Nayara, “receber o reconhecimento da qualidade metodológica e da popularidade deste artigo, originado da dissertação de mestrado da Nayara Moreno e outros três alunos do programa, é uma grande honra e mostra para o mundo a qualidade dos Programas de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da UNICID”.

A Profa. Adriana explica que o reconhecimento tem o poder de projetar mundialmente o trabalho de todos os professores e alunos do Programa de Mestrado e Doutorado de Fisioterapia da instituição. “Diversos outros artigos de outros professores e alunos também foram publicados em revistas super importantes em 2019. Esse trabalho conjunto e de qualidade é que mantém todos nós motivados em produzir ciência de qualidade e formar bons pesquisadores que continuarão com esta herança por todo o país”, finaliza.

Outra herança muito legal da publicação do artigo é, ainda de acordo com a Profa. Adriana, após a divulgação, diversos hospitais no Brasil e da Austrália entraram em contato para pedir a cartilha para implementação em seus hospitais.

Estamos muito orgulhosos dos nossos professores e alunos do Programa de Mestrado de Fisioterapia. Parabéns a todos pelo excelente trabalho!