destaque-artigo-edfisica

UNIPÊ

14 de julho de 2020

Impacto da Covid-19 no esporte: docente de Educação Física publica artigo internacional

O professor Bruno Teixeira Barbosa, docente do curso de Educação Física do UNIPÊ, é coautor de um artigo recentemente publicado no The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, periódico acadêmico considerado referência internacional em medicina, traumatologia e psicologia do esporte.

A publicação tem como título The impact of COVID-19 on sporting events and high-performance athletes (O impacto da COVID-19 em eventos esportivos e atletas de alta performance, em tradução livre) e trata dos prejuízos físicos, psicológicos e econômicos causados no meio esportivo pela pandemia.

O artigo mostra como o isolamento social fez com que atletas de alto rendimento precisassem improvisar uma rotina de atividades físicas em suas casas, o que muitas vezes não é feito com os acessórios utilizados em centros de treinamento.

As novas dinâmicas de convívio social, excesso de tempo diante de dispositivos digitais e desregulação do sono também influenciam o desempenho esportivo. “Tudo isso repercute fisiologicamente no organismo do atleta, que pode ter habilidades físicas e técnicas prejudicadas, comprometendo sua performance”, destaca o professor Bruno.

Impacto econômico

O adiamento de diversos eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos, também balança negativamente a economia mundial, na medida em que traz incertezas aos patrocinadores.

“A mudança nos cronogramas de eventos compromete o planejamento das empresas que investiram pesado na divulgação de suas marcas e na figura pública que os atletas representam. São gastos que precisaram ser revistos e alteram todo o foco de investimento”, ressalta o docente.

Publicação internacional

Aluno do doutorado em Educação Física (FESP/UPE – DEF/UFPB), Bruno explica que a escolha pela publicação em um veículo internacional se deu pela relevância e atualidade do tema, que é de interesse global.

“Fizemos uma opção de jornal que nos permitisse uma disseminação mundial da informação que estávamos produzindo por se tratar de um periódico de fator de impacto (1.4), considerado alto para a nossa área e bem ranqueado na plataforma Qualis/Capes (A2)”, explica. O artigo foi produzido em parceria com Dalton de Lima-Junior e Edson M. da Silva Filho, também pesquisadores da área de Educação Física.

O periódico The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness faz parte da faz parte da editora italiana Edizioni Minerva Medica, que publica livros e jornais em medicina desde 1909, além de estar indexado nas principais bases de dados na área de saúde.

Conheça mais sobre o curso de Educação Física do UNIPÊ.