coletanea

UNIFRAN

6 de maio de 2020

As pesquisas da UNIFRAN em tempos de coronavírus

Em tempos de coronavírus, a Universidade de Franca, por meio do Programa de Pós-graduação em Linguística, em parceria com os grupos de pesquisa: Estudos Retóricos e Argumentativos (ERA – da PUC-SP) e Pesquisa em Argumentação e Retórica (PARE – da Unifran), realizou, no dia 29 de abril, às 12h, pela plataforma Collaborate, a Jornada de Retórica 2020.

No evento, a Dra. Maria Alejandra Vitale, pesquisadora da Universidad de Buenos Aires e Presidente da Asociácion Argentina de Retórica (AAR), proferiu palestra sobre o tema Memória retórico-argumental y pathos.

Participaram do evento on line cerca de 150 pessoas, que ouviram a palestrante falar sobre argumento de direção, memória retórico-argumental, metáfora biológico-médica, paixões, memória, retórica e argumentação, além de análises de textos midiáticos envolvendo a Argentina e o Brasil.

O evento confirma o quanto a UNIFRAN está preparada para fornecer, aos discentes e pesquisadores do Brasil e do mundo, o ensino de excelência que possui e demonstrou que as pesquisas realizadas na instituição não foram interrompidas. As pesquisas, no campo da linguagem, do texto e do discurso, continuam, e com mais intensidade, pois passaram a ser publicadas em tempo real e sem a demora inerente aos meios físicos. Os pesquisadores, cientes da importância de suas pesquisas e dos impactos sociais que elas produzem, não medem esforços para dar continuidade aos seus estudos e intensificar a divulgação dos resultados de pesquisa obtidos nesse momento de pandemia.