950×351

CESUCA

1 de julho de 2020

Atividade on-line conecta alunos de Odontologia a idosos em Cachoeirinha

A pandemia do coronavírus tem mexido com a rotina de todo mundo e com os idosos que vivem em casas de repouso não é diferente: as visitas tiveram que ficar ainda mais escassas, já que eles integram o grupo de risco. Para ajudar a diminuir os impactos do distanciamento social entre as pessoas mais velhas, a turma do terceiro semestre do curso de Odontologia da Cesuca, orientada pelo Prof. Fernando Rios, buscou melhorar a qualidade de vida de idosos em instituição de longa permanência através da saúde bucal.

A iniciativa ocorreu com o Lar do Idoso Nossa Senhora Aparecida, situado na cidade de Cachoeirinha. Por meio da enfermeira responsável Dinéia Zimmer, a instituição forneceu informações de necessidades e dúvidas na área da odontologia. Um dos problemas estava na manutenção da identificação das escovas dentais de idosos acamados ou dependentes de auxílio na escovação. Suas escovas dentais eram identificadas com seu nome, porém, esta marcação saia facilmente com a água.

Com o intuito de facilitar este processo, e sob orientação do Prof. Fernando Rios, os alunos confeccionaram kits de adesivos vinílicos resistentes a água, juntamente com uma planilha plastificada. Este material foi doado à instituição de longa permanência pelo próprio professor. Além disso, uma cartilha com orientação de higiene bucal voltada à terceira idade foi apresentada às enfermeiras responsáveis e aos idosos residentes no Lar do Idoso. O documento digital foi compartilhado e apresentado através da plataforma Blackboard com o pessoal da instituição, de maneira síncrona.

De acordo com o Prof. Fernando, houve uma participação intensa tanto dos alunos como do pessoal da instituição de longa permanência. “Ao sanarem as dúvidas dos idosos e enfermeiros, os alunos sentiram sentiram-se gratificados pela possibilidade de melhorar a qualidade de vida dos idosos. Por outro lado, os idosos e enfermeiros tiveram contato com informações desconhecidas para eles até o momento. As enfermeiras responsáveis pelos idosos elogiaram muito a atividade e iniciativa do curso de Odontologia da Cesuca e propuseram repeti-la no próximo semestre”, relata o professor.

Parabéns aos alunos e ao professor por mais essa iniciativa de integração entre comunidade e academia!