UNIPÊ
|
Notícias
27 de dezembro de 2019
ANOC World Beach Games teve a participação de Cinthya Piquet e Gil Pires, da Seleção Brasileira de Handebol de Areia
Alunos atletas do curso de Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê conquistaram o pódio de handebol de areia feminino e masculino pela Seleção Brasileira no ANOC World Beach Games 2019, realizado nos dias 10 a 16 de outubro na cidade de Doha, no Catar. Gil Pires e Cinthya Piquet ganharam, respectivamente, o ouro e o bronze.
Na categoria masculina, o Brasil enfrentou o Omã, os Estados Unidos, a Austrália, a Dinamarca, a Suécia, a Croácia e o Catar até vencer o campeonato contra a Espanha na final, fechando o placar por 2 a 1. “Foi tipo uma aula de handebol de areia, teve de tudo no jogo: teve golden goal, shoot-out, foi um jogo muito bem jogado e uma verdadeira aula”, conta Gil Pires sobre o jogo contra os espanhóis.
“Esse é o nono título de nível mundial com a seleção de handebol de areia. Somos pentacampeões mundiais, tricampeões no World Games, que é uma espécie de olimpíada de esportes não olímpicos, e agora campeões no World Beach Games, que é uma espécie de olimpíadas de esportes de praia”, comenta o atleta Gil Pires. A equipe brasileira, primeira do ranking mundial e atual campeã do mundo, teve apenas uma derrota no World Beach Games.
Já na categoria feminina, Cinthya Piquet e sua equipe decidiram o 3º lugar contra o Vietnã. A seleção feminina também enfrentou os Estados Unidos, a Tunísia, a Hungria, a Dinamarca e a Argentina, com disputas acirradas.
“Treinamos bastante para continuarmos no topo, e assim conseguimos. A equipe feminina do Brasil está no pódio desde 2005, um feito memorável e que lutamos bastante para permanecermos lá”, relata Cinthya Piquet. Ambos os atletas do Unipê agora se preparam para o circuito brasileiro, que se encerra em dezembro.
Segundo a professora Silvana Nóbrega, coordenadora do curso de Educação Física do Unipê, “durante a graduação, nós incentivamos uma cultura de esportes entre os alunos e ver a evolução e dedicação deles é muito gratificante para nós, pois reflete o conceito do nosso trabalho”, conclui a coordenadora.