chef-cozinha

UDF

27 de novembro de 2020

Aula do curso de Gastronomia com chef Lui promoveu reflexão e inspiração

Dia 17 de novembro a Profa. Karla Nery convidou o Chef Lui Veronese para uma aula com os alunos de Gastronomia. Na ocasião o chef falou de toda sua trajetória, os desafios e respondeu as inúmeras questões dos alunos

Lui falou sobre a vida de um profissional de gastronomia renomado, sua trajetória, que acumula 16 estrelas Michelin pelos restaurantes que trabalhou, sendo 3 deles os melhores restaurantes do mundo. A volta para Brasília e como um chef deve conhecer e valorizar os produtos e a cultura do seu país. Também discutiu sobre a identidade de um cozinheiro em meio a tantas referências, processo criativo, desafios profissionais e econômicos.

A experiência, segundo Réberty Pereira, aluno do 2º semestre do curso de Gastronomia, foi “Simplesmente fantástica! Quando um profissional do ramo se apresenta com um currículo como o de Lui Veronese, por si só, dispensa qualquer outro tipo de comentário. Como aluno, avalio essa chance como um momento único, onde, além de tirar dúvidas dos mais variados assuntos, também aprendemos muito sobre coisas que antes eram inatingíveis. Toda essa interação nos motiva a querer mais conhecimento pela profissão almejada.”

Aprofundar o conhecimento era o maior objetivo da ocasião, além, da troca de experiências, pois um profissional com tamanha experiência pode compartilhar como é na prática, trabalhar na área da gastronomia.

Um desafio para os profissionais iniciantes é a criação de pratos e o processo criativo, o chef Lui compartilhou com os alunos como ele desenvolve novas receitas e os passos do seu processo criativo. Sobre isso a aluna Jaqueline, 2º Semestre do Curso de Gastronomia, conta que a palestra foi de suma importância para que eu possa, dentro das minhas limitações, praticar a inventividade e buscar o novo e a originalidade.”

A experiência também a ajudou na reflexão:

“Cheguei à conclusão que não é possível criar sem se dedicar a pesquisa. Considerando a experiência do Chef Lui Veronese entendi que somente por meio da pesquisa será possível empreender no ramo da gastronomia.” Conta Jaqueline.

Além da troca de experiência, a aula foi inspiradora, segundo, Valéria Cristina de Souza Farias: “Uma injeção de ânimo nestes momentos tão difíceis e incertos que estamos vivenciando. As oportunidades que têm sido proporcionadas por nossos professores e pelo UDF, reforçam a minha escolha pela Gastronomia. Foi uma oportunidade única!”

A aula com o Chef Lui faz parte de diversos eventos realizados pela UDF, acompanhe nossas redes e notícias para participar dos próximos evento.