Novo Projeto (38)

UNIFRAN

|

Notícias

1 de junho de 2023

Autismo: Projeto da UNIFRAN lança cartilha e promove capacitação de educadoras

Compartilhar

Parceria com clínica forneceu treinamento especial sobre transtorno do espectro autista (TEA) em creche escola

Recursos humanos altamente qualificados em benefício da educação especial e inclusiva. Foi esse o tópico central de uma ação realizada na Creche Escola Florescer pelo Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde da UNIFRAN, em parceria com a Clínica Meus Sentidos.

A terapeuta ocupacional Francielly Carolina Silva e a fonoaudióloga e psicóloga Leonara Martins ministraram uma capacitação especial sobre transtorno do espectro autista (TEA), apresentando estratégias e recursos adaptados para a sala de aula.

Foi uma oportunidade que as educadoras tiveram para aprimorar suas habilidades em comunicação, estimulação sensorial, criação de rotinas estruturadas e desenvolvimento de atividades pedagógicas adequadas às crianças autistas.

A diretora da creche-escola, Elisama de Assis do Carmo, reconhece a importância de uma educação inclusiva e a necessidade de capacitar os educadores para lidar com crianças autistas, e expressou sua gratidão à UNIFRAN e à Clínica Meus Sentidos pela oportunidade de aprimorar a qualidade do ensino inclusivo na instituição.

No evento, ela ressaltou que, embora o autismo seja um espectro amplo, com características e necessidades únicas em cada indivíduo, é fundamental compreender suas necessidades específicas para oferecer um ambiente acolhedor e de apoio.

Segundo a diretora, a equipe ficou entusiasmada com as novas perspectivas e técnicas aprendidas durante a capacitação e agora as educadoras sentem-se mais preparadas para oferecer um ambiente inclusivo, em que cada criança possa prosperar e se sentir valorizada em suas singularidades.

Lançamento de cartilha

Durante a capacitação na creche-escola, foi feito o lançamento da “Cartilha sobre Conscientização sobre o Autismo: abordagem multidisciplinar”, desenvolvida pela Unifran.

A cartilha foi cuidadosamente elaborada por mães de crianças atípicas e uma equipe multidisciplinar formada por docentes e alunos do PPG em Promoção de Saúde e Ciência Animal e das graduações em Medicina Veterinária e Fisioterapia 4.0.

O material aborda temas como a compreensão do espectro autista, estratégias de comunicação, adaptações, inclusão social, manejo de comportamentos desafiadores e muito mais, o que o torna um guia prático e acessível, tanto para auxiliar a comunidade no processo de inclusão de crianças com autismo, como para ajudar as professoras a criarem um ambiente acolhedor, inclusivo e estimulante, onde cada criança possa desenvolver todo o seu potencial.

Participaram da elaboração da cartilha: Adorivan Thomaz, Prof. Dr. Danilo Candido Bulgo, Deni Souza, Profa. Dra. Fernanda Gousues Jéssica Gomes, Leonara Gonçalves, Prof. Dr. Lucas Pereira, Profa. Dra. Marcela Rodrigues e Poliana Coli, aos quais a Creche-Escola Florescer e a Profa. Lilian Gomes, do PPG em Promoção de Saúde, agradecem.

Clique aqui e baixe gratuitamente a Cartilha sobre Autismo. Junte-se a nós nessa jornada de inclusão e aprendizado!

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.