UNIPÊ
|
Notícias
18 de setembro de 2023
Alunos do UNIPÊ participam da Caravana da Rede Cuidar 2023
Projeto do Governo da Paraíba percorreu 13 municípios no mês de julho
Alunos do projeto de pesquisa e extensão HumanizaUNIPÊ, ofertado pelo curso de Enfermagem com participação de estudantes de toda a área da saúde da Instituição, participaram da Caravana da Rede Cuidar 2023, projeto do Governo da Paraíba que aconteceu de 2 a 15 de julho em 13 municípios.
Com o objetivo de diagnosticar crianças com problemas cardíacos e ortopédicos, bem como fazer o acompanhamento das que já foram atendidas, a Caravana da Rede Cuidar vem, há dez anos, promovendo saúde e qualidade de vida à população que não conta com atendimento médico especializado em suas localidades.
Dentre as equipes, pelo UNIPÊ foram 14 alunos, que percorreram as cidades de Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape.
“A participação dos alunos extensionistas do HumanizaUNIPÊ na caravana Rede Cuidar é mais uma oportunidade de imersão na realidade social e nos cuidados pediátricos na perspectiva da multi e interdisciplinaridade, contribuindo para o fortalecendo o sistema de saúde na Paraíba”, destaca a Profa. Me. Rozileide Martins Simões Candeia, docente do curso de Enfermagem.
Atendimentos
O atendimento às crianças abrangeu a faixa etária de recém-nascidos até 18 anos incompletos, priorizando as crianças com síndrome de Down, autistas, microcefalia, paralisia cerebral e PTC (pé torto congênito).
Os alunos participantes proporcionaram acolhimento humanizado às mães e crianças por meio de dinâmicas com musicoterapia, desenhos e pinturas.
Após o laudo, as mães foram instruídas a levarem seus filhos ao Hospital Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa, para o rastreamento do processo de saúde-doença.
Aprendizado e emoção
Estiveram presentes profissionais de saúde e residentes das áreas de fisioterapia, odontologia, farmácia, nutrição, pediatria, serviço social, cardiologia e ortopedia, além do time de TI no suporte técnico. A participação proporcionou aprendizados importantes aos alunos, conforme demonstram alguns depoimentos:
– “Aprendemos muito em quinze dias, Tetralogia de Fallot, síndrome de Down, paralisia cerebral, microcefalia – síndromes e condições raras que na teoria são incompatíveis com a vida, mas a realidade nos mostrou que não – nos ensinaram sobre olhar sempre adiante: nosso crescimento na área da enfermagem apenas cresceu e irá crescer a cada dia mais.”
– “A Caravana da Rede Cuidar é algo único, centenas de pessoas sendo atendidas, crianças com PTC tendo esperança, podendo nos ensinar além da teoria.”
– “Pude enxergar o verdadeiro significado de ser enfermeiro, saber que vai muito além de uma rede hospitalar.”
– “O cuidado e o zelo com cada paciente mostraram-me o verdadeiro significado de humanização, ser abraçada e abraçar, servir ao próximo com dedicação e mostrar a eles que vão ser cuidados e atendidos da melhor forma.”
