topo-noticia

UNIFRAN

13 de março de 2020

Cartilha da UNIFRAN garante o acesso à informação dos direitos da mulher gestante

Para todas as gestantes e mulheres que pretendem ser mães: garanta seus direitos! A Pós da UNIFRAN acaba de produzir a cartilha Gestante: Direito, Saúde e Educação com participação da Dra. Carla Rezende, advogada e doutoranda bolsista CAPES e da Profa. Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti, docente/pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde.

Da licença maternidade, pensão alimentícia até a idade mínima para matricular a criança na escola, a cartilha é completa e aborda todos os assuntos pertinentes à gestação em cinco domínios: Trabalho, Vida, Família, Educação e Saúde. O objetivo do projeto é garantir os cuidados e a proteção da mulher e de seu filho; conhecer nossos direitos é fundamental!

O projeto que deu origem a cartilha está vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde, que vem atender à necessidade em formação de pesquisadores defensores da saúde e da vida saudável. Com uma abordagem crítica, ética e reflexiva, os projetos buscam beneficiar a sociedade.

Além de favorecer todas as gestantes e futuras mães, o material poderá capacitar profissionais da educação médica, profissionais multidisciplinares e estudantes em formação, para facilitar a educação em saúde e informar a respeito dos direitos e garantias das gestantes. “Nosso intuito com mais este trabalho é aliar o conhecimento para a população, principalmente para as mulheres, junto com a formação médica de todo o Brasil”, reforça a Profa. Marisa Afonso Brunherotti.

A cartilha pode ser acessada aqui em formato e-book, impressa e também está disponível no app Universo Prematuro. O projeto recebeu o apoio da CAPES e do Curso de Graduação em Medicina e do Núcleo do Design da UNIFRAN, que desenvolveu a identidade visual do material.