TOPO-SAIU-RÁDIO

UNIPÊ

|

Notícias

29 de julho de 2021

CBN João Pessoa: docente fala o que é o bruxismo e diz que ele tem aumentado na pandemia

Compartilhar

Apertar os dentes ou rangê-los durante o sono, ou ainda apertar os dentes ao longo do dia. Seja bruxismo do sono ou de vigília (acordado), o fato é que muitas pessoas vivem com essa condição, que afeta adultos e crianças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 40% da população do planeta tem bruxismo. E no Brasil 30% da nossa população é afetada.

Para discutir o que é o bruxismo e as suas causas, a rádio CBN João Pessoa convidou a cirurgiã-dentista e Profa. Ma. Ana Carolina Loureiro, de Odontologia do Unipê. À emissora, ela explicou que a condição é caracterizada por uma atividade involuntária da musculatura mastigatória, que sustenta a mandíbula. Aí essa atividade reflete no ranger ou no apertamento dos dentes.

Ana reforçou que o toque dos dentes não deve acontecer caso não estejam desempenhando uma função, como se alimentar ou falar. “É importante que a gente esclareça à população que não é só o ranger”, disse. “O apertar dos dentes ao longo do dia, muitas vezes, é mais nocivo do que o ranger, que normalmente é detectado à noite pelos pacientes”, apontou.

E com a pandemia causando muito estresse nas pessoas, a incidência de bruxismo tem aumentado nos consultórios devido à tensão diária na vida pessoal e profissional das pessoas, revelou Ana. “Esse acúmulo de tensão vai ser refletido também na musculatura da face. E os pacientes vão liberando esse estresse através do apertamento dos dentes ou rangendo.”

Gostou do tema? Ouça a entrevista na íntegra! A professora dá ainda mais informações sobre as causas do bruxismo, seus sintomas e formas de tratamento.

Que saber mais sobre o curso de Odontologia do Unipê? Acesse o site da graduação!

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.