NOTÍCIAS

UNIPÊ | 30 de novembro de 2020

CBN João Pessoa: professor de Educação Física fala da importância de atividade física para idosos na pandemia

Muitos idosos estão isolados em casa desde março, sem fazer exercícios físicos. Para se proteger, deixaram suas rotinas e grupos dessas práticas, como a hidroginástica. Mas ficar em casa não precisa ser sinônimo de falta de movimentação – e nem deve ser. 

Para entender qual é a importância de os idosos se manterem ativos não só na pandemia, mas para um envelhecimento saudável, o quadro “O Melhor da Idade”, da rádio CBN João Pessoa, entrevistou o Prof. Me. Bruno Teixeira Barbosa, de Educação Física do UNIPÊ. 

À emissora, Bruno lembrou que o envelhecer traz naturalmente prejuízos funcionais e fisiológicos ao organismo humano. Com isso, o exercício físico elaborado e orientado por um profissional de educação física pode atenuar esses efeitos e até melhorar as funcionalidades. 

Mas mesmo com os atuais exercícios remotos há idosos parados. Daí Bruno frisa: é importante que as atividades da vida diária sejam mantidas, como varrer a cara, até para que a ausência de movimentos (comportamentos sedentários) seja combatida para não trazer prejuízos.  

“A atividade física, movimentar-se em casa, nesse período de pandemia e de isolamento social, é tão importante quanto aquele exercício que ele faz no dia a dia, quando estava no processo de se juntar para a prática de exercício físico coletiva”, pontua.  Gostou do tema? Escute aqui mais informações do docente, como dicas para envelhecer bem!

CADASTRE-SE

Recebas as notícias em primeira mão.