CESUCA

|

Notícias

29 de maio de 2024

Cesuca promove ações gratuitas para ajudar a comunidade do Rio Grande do Sul

Compartilhar

Ao todo, são quatro projetos que visam estabilizar a sociedade gaúcha

O Centro Universitário Cesuca está promovendo quatro ações para ajudar a população de Cachoeirinha e região. Todas acontecem de forma gratuita e visam ajudar as pessoas, o comércio e economia local.

Entre outras ações, estão os projetos SAJUG, que presta assistência jurídica gratuita para pessoas atingidas pelas enchentes, e o TechSolidário, que conserta equipamentos como notebooks e desktops danificados pelas chuvas. Confira todos os detalhes:

SAJUG – Assistência judiciária gratuita para pessoas atingidas pelas enchentes no RS

O Serviço de Assistência Judiciária Gratuita (SAJUG) auxilia e orienta a população em diversas questões do Direito, incluindo temas como: saque calamidade do FGTS; encaminhamento do seguro habitacional dos imóveis financiados junto à Caixa Econômica Federal; antecipação de benefícios do INSS e do Bolsa Família, entre outros.

Os atendimentos são realizados por professores e estudantes do curso de Direito da Instituição. Eles acontecem no Campus do Cesuca, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, na Rua Silvério Manoel da Silva, nº 160, em Cachoeirinha (RS). Não é necessária inscrição prévia, basta comparecer no dia e horário de atendimento, levando um documento de identificação, caso possua.

TechSolidário

O projeto TechSolidário tem como objetivo recuperar os computadores afetados pelas enchentes e devolvê-los em perfeito estado para os proprietários. A ação é totalmente gratuita e realizada pelos alunos dos cursos de Tecnologia da Instituição.

São 30 vagas e podem ser entregues máquinas como desktops e notebooks, de quaisquer marcas e configurações. Os interessados podem se dirigir com os equipamentos para o Cesuca, de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Banco de Órteses

Com o cenário desafiador no Rio Grande do Sul, o Cesuca começou a arrecadar doações para o Banco de Órteses. O Banco é um projeto de extensão do curso de Fisioterapia da Instituição que apoia quem necessita de dispositivos de auxílio para mobilidade, para apoio, alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a habilidade funcional. 

Toda a população, além de fábricas, lojas e voluntários, pode participar e fazer doações. Dentre os dispositivos solicitados estão, principalmente, cadeiras de rodas (adultos e infantil), cadeira de banho, muletas e bengalas. Para realizar a entrega, basta agendar via telefone para (51) 99491-9819 (Júlia).

O Banco de Órteses também segue emprestando dispositivos gratuitamente, às segundas e sextas-feiras, a partir das 17h, dentro de suas possibilidades: hoje está oferecendo diversas órteses, duas cadeiras de rodas infantis, um par de muletas, entre outros.

A avaliação para a concessão de órteses é feita com base na necessidade e na recomendação médica ou fisioterapêutica. Obtido do dispositivo, após dois meses é solicitado um retorno para avaliação, daí podendo ser renovado por mais dois meses, se necessário.

Para mais informações sobre como contribuir ou se beneficiar do Banco de Órteses, entre em contato pelo telefone (51) 99491-9819.

Projeto Recomeço

A Escola de Negócios da Instituição, com o apoio da Empresa Júnior Cesuca, lançou o Projeto Recomeço a fim de auxiliar as demandas organizacionais de micro e pequenas empresas da região metropolitana de Porto Alegre que tiveram prejuízos por conta as enchentes. A ação é uma iniciativa dos cursos da área de Negócios.

O projeto não possui custo para os participantes, sendo ofertado de forma gratuita. Interessados podem se inscrever por meio deste formulário on-line.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.