CESUCA
|
Notícias
4 de junho de 2024
Cesuca promove ações gratuitas para ajudar a comunidade do Rio Grande do Sul
Projetos apoiam população nessa momento de recomeço
Nesse momento de reconstrução e superação para a nossa região, o Cesuca promove quatro ações que visam auxiliar diretamente as pessoas, o comércio e a economia local.
Confira abaixo os detalhes sobre cada uma.
Assistência judiciária gratuita
O Serviço de Assistência Judiciária Gratuita (SAJUG) auxilia e orienta a população em diversas questões do Direito, incluindo temas como saque calamidade do FGTS, encaminhamento do seguro habitacional dos imóveis financiados junto à Caixa Econômica Federal, antecipação de benefícios do INSS e do Bolsa Família.
Realizados por professores e estudantes do curso de Direito, os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, no campus do Cesuca. Não é necessária inscrição prévia, basta comparecer no dia e horário de atendimento, levando um documento de identificação, caso possua.
TechSolidário
O projeto TechSolidário tem como objetivo recuperar os computadores afetados pelas enchentes e devolvê-los em perfeito estado para os proprietários. A ação é totalmente gratuita e realizada pelos alunos dos cursos de Tecnologia da Instituição.
São 30 vagas e podem ser entregues máquinas como desktops e notebooks, de quaisquer marcas e configurações. Os interessados podem se dirigir com os equipamentos para o Cesuca, de segunda a sexta, das 8h às 12h.
Banco de Órteses
Com o cenário desafiador no Rio Grande do Sul, o Cesuca começou a arrecadar doações para o Banco de Órteses. O Banco é um projeto de extensão do curso de Fisioterapia da Instituição que apoia quem necessita de dispositivos de auxílio para mobilidade, para apoio, alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a habilidade funcional.
Toda a população, além de fábricas, lojas e voluntários, pode participar e fazer doações. Dentre os dispositivos solicitados estão, principalmente, cadeiras de rodas (adulto e infantil), cadeira de banho, muletas e bengalas.
O Banco de Órteses também segue emprestando dispositivos gratuitamente, às segundas e sextas-feiras, a partir das 17h, dentro de suas possibilidades: hoje está oferecendo diversas órteses, duas cadeiras de rodas infantis, um par de muletas, entre outros.
A avaliação para a concessão de órteses é feita com base na necessidade e na recomendação médica ou fisioterapêutica. Obtido do dispositivo, após dois meses é solicitado um retorno para avaliação, daí podendo ser renovado por mais dois meses, se necessário.
Para realizar entrega ou ter mais informações sobre o projeto, basta agendar via telefone para (51) 99491-9819.
Projeto Recomeço
A Escola de Negócios da Instituição, com o apoio da Empresa Júnior Cesuca, lançou o Projeto Recomeço para auxiliar as demandas organizacionais de micro e pequenas empresas da região metropolitana de Porto Alegre que tiveram prejuízos por conta as enchentes. A ação é uma iniciativa dos cursos da área de Negócios.
O projeto não possui custo para os participantes, sendo ofertado de forma gratuita. Interessados podem se inscrever por meio deste formulário on-line.
O Cesuca segue atento às demandas da região e colocando à disposição da comunidade o conhecimento produzido em nossos ambientes acadêmicos!