cesuca-talks

CESUCA

|

Notícias

17 de setembro de 2025

Cesuca Talks #54: Meio ambiente a crise climática

Compartilhar

Os convidados deste episódio são a Me. Sofia Roier Morais e o Dr. Eduardo Soares Batista

Quais os caminhos possíveis para enfrentamento da crise climática?

Esse foi o tema discutido no novo episódio do Cesuca Talks “Meio ambiente e crise climática”,um dos maiores desafios da atualidade, que impacta diretamente nossas vidas e exige mudanças urgentes em diversas áreas da sociedade.

Contam os com convidados muito especiais:

Me. Sofia Roier Morais: Engenheira Ambiental, mestre em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Doutoranda no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS). Atua como professora universitária e analista sênior na FIERGS.

Dr. Eduardo Soares Batista: Engenheiro Químico e Economista, mestre e doutor em Engenharia de Produção. Coordenador dos cursos de Engenharia de Produção Civil e Mecânica, além de coordenar Pesquisa, Extensão e Internacionalização no Cesuca.

Para apresentar a dimensão da questão, Sofia Morais inicia o debate falando sobre o um dos assuntos mais urgentes: o aquecimento global. Esse fenômeno altera a dinâmica do clima, das chuvas e das secas, com impactos tanto globais quanto locais.  Eduardo Batista complementa destacando o papel do dióxido de carbono (CO₂) como principal vilão. Há 250 anos, o nível de CO₂ era de 280 ppm; hoje, estamos em 420 ppm, o maior nível da história.

Não perca essa conversa rica em conhecimento, reflexões e perspectivas sobre os desafios e tendências ambientais no mundo contemporâneo.

 Disponível no Spotify, YouTube e em nosso blog.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.