CEUNSP

|

Notícias

9 de novembro de 2020

CEUNSP realiza virtualmente a VII edição do Festival de Cinema Curta Salto

Compartilhar

Programação se estende até o dia 13 de novembro e visa fortalecer a produção audiovisual do interior paulista por meio da formação de público e da circulação de curtas-metragens;

Professora-cineasta Lilian Solá Santiago é curadora e diretora do Festival, que dispõe de diversos conteúdos produzidos por estudantes

O Centro Universitário N. Senhora do Patrocínio (CEUNSP), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, promove a VII edição do Festival de Cinema Curta Salto. A programação, que teve início no dia 29 de outubro, se estende até o dia 13 de novembro. Por conta da pandemia, os conteúdos são explanados virtualmente e podem ser assistidos pelo canal no Youtube Curta Salto ou pelo site: http://www.curtasalto.com.br/.

As atividades são desenvolvidas por acadêmicos e mestres da Instituição, e têm por objetivo, fortalecer a produção audiovisual do interior paulista, região de Salto, Itu e Sorocaba, a partir da formação de público e da circulação de curtas-metragens.

O projeto é idealizado pela professora-cineasta Lilian Solá Santiago, que é, inclusive, curadora e diretora do Festival. A produção desenvolvida pelos acadêmicos dispõe também de oficinas de aperfeiçoamento audiovisual.

Com transmissões ao vivo para o público em geral, o Festival Curta Salto 2020 oferece 30 filmes de curta-metragem, os quais ficarão disponíveis no site do evento para votação do público. Um júri formado por ex-alunos do CEUNSP ainda premiará as categorias. Os melhores projetos serão anunciados em um evento ao vivo, dia 13 de novembro, às 19h30.

Como surgiu o Festival?

“O Curta Salto surgiu como um embrião em 2012, quando quatro filmes inéditos foram exibidos no Museu da Cidade de Salto. Em 2013 as exibições ocorreram na sala Palma de Ouro, em parceria com a Secretaria de Cultura e sob o nome “I Curta Salto – Festival de Cinema de Salto. Hoje o evento é o maior festival de cinema universitário do interior paulista, com uma programação que integra diversão e conhecimento para toda a região”, avalia a docente do CEUNSP e cineasta, Lilian Solá Santiago.

Como foi a última edição?

A sexta edição do festival, que ocorreu em outubro de 2019, foi marcada pela diversidade da produção e qualidade das obras exibidas. Com um público total de mais de 1.200 espectadores, o Festival foi realizado com um dia exclusivo para a premiação, que contemplou todas as áreas da produção cinematográfica. A noite de premiação foi marcada também pela exibição do curta-metragem “Sem asas”, de Renata Martins, que recentemente ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Curta Metragem. Na ocasião, o júri foi presidido pela cineasta Jéssica Queiroz, e composto pela professora universitária da UNICAMP e precursora dos estudos de gênero Karla Bessa, pelo vencedor do Prêmio Estímulo ao Curta-metragem de 2015 Lucas Bettine e a artista plástica e diretora geral da FAMA, Raquel Fayad.

Serviço:
VII edição do Festival Curta Salto – On-line
De 29 de outubro a 13 de novembro
Curtas disponíveis para votação do público no site do curta salto www.curtasalto.com.br,  até o dia 13 de novembro
Premiação: sexta-feira, 13 de novembro, às 19h30, pelo canal do YouTube e na página do evento no Facebook
Confira: Instagram com atualizações e teasers dos projetos

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.