FSG

|

Notícias

9 de maio de 2023

Cineasta Cao Guimarães em Caxias, na FSG

Compartilhar

Profissional mostrará filmes, fará debate sobre produção audiovisual contemporânea e coordenará oficina, de quinta a sábado

Profissional mostrará filmes, fará debate sobre produção audiovisual contemporânea e coordenará  oficina, de quinta a sábado, na programação do Atelier NAV  

O cineasta e artista plástico Cao Guimarães chega a Caxias nesta semana para três atividades da terceira edição do Atelier NAV. Ele participará de um Master Class, na quinta (11), acompanhará uma sessão de seu longa “Espera”, sexta (12) e, no sábado (13), coordenará uma Oficina Audiovisual. Na abertura do Master Class, o público poderá rever alguns dos seus curtas exibidos na semana passada na FSG. A programação de exibição dos curtas ganhou novas datas (agenda completa no final do release). A programação gratuita é uma realização do Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG. 

Na semana passada, oito curtas metragens foram exibidos na FSG. Alguns deles voltam a ser exibidos agora, com a presença do seu autor, Cao Guimarães, que vai falar mais sobre sua linguagem, debaterá conceitos de criação e temas contemporâneos como o da realidade expandida. O criador mineiro também vai dividir conhecimentos no Master Class de quinta, na exibição de seu longa, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, sexta, e no sábado, no Ponto de Cultura junto à FSG. A oficina e o Master Class têm foco na trajetória do realizador e nas questões estéticas dele tanto no cinema como nas articulações entre cinema e artes visuais. 

Criador que atua no cruzamento entre o cinema e as artes plásticas, Cao Guimarães produziu, entre outros, os filmes “Ex-Isto”, “Andarilho” e “Alma do Osso” e “Espera”. Seus trabalhos têm projeção e premiações nacionais e internacionais. Com produção intensa desde o final dos anos 1980, o artista tem suas obras em numerosas coleções prestigiadas como a Tate Modern (Reino Unido), o MoMA e o Museu Guggenheim (EUA), Fondation Cartier (França), Colección Jumex (México), Inhotim (Brasil), Museu Thyssen-Bornemisza (Espanha), dentre outras. Na edição deste ano do festival É Tudo Verdade, Guimarães apresentou seu novo longa, “Santino”. 

O Projeto Atelier NAV tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com Apoio Cultural do FSG Centro Universitário, em parceria com a Fundação Marcopolo e a Xamã Films. 

Programação 

Master Class e exibição de curtas com Cao Guimarães 

Dia 11 de maio, às 19h30min 

Local: Teatro da FSG – R. Mal. Floriano, 1229 – São Pelegrino, Caxias do Sul 

Exibição do longa-metragem “Espera”, com a presença do diretor 

Dia 12 de maio, às 18h 

Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia, Centro de Cultura Ordovás 

Oficina Audiovisual com Cao Guimarães 

Dia 13 de maio, das 9h às 18h30min 

Local: Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG 

R. Os Dezoito do Forte, 2366, prédio A, Sala 124, São Pelegrino, Caxias do Sul, RS 

Inscrições gratuitas em www.culturanav.com.br 

Longa-metragem “Espera” – Sinopse 

Espera – Documentário, 76 min, 2018 

Um filme que tem como tema a espera, filmado nas suas mais variadas manifestações. A espera em uma fila, a espera mística, a espera de um ator antes de subir ao palco, a espera angustiada antes de dormir, a espera pela transição hormonal em um processo de mudança de sexo. 

Mostra Cao Guimarães – Sessões extras de curtas-metragens 

Dia 11 de maio, das 18h30min às 19h30 | Antes da Master Class 

Local: Teatro da FSG – R. Mal. Floriano, 1229 – São Pelegrino, Caxias do Sul 

Dia 15 de maio, das 20h às 21h30min 

Local: Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG 

R. Os Dezoito do Forte, 2366, prédio A, Sala 124, São Pelegrino, Caxias do Sul, RS 

Dia 25 de maio, a partir das 18h30min | Junto com a exibição dos trabalhos realizados nas Oficinas do Atelier NAV 3ª Edição 

Local: Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG 

R. Os Dezoito do Forte, 2366, prédio A, Sala 124, São Pelegrino, Caxias do Sul, RS 

Dia 30 de maio, a partir das 19h30min 

Local: Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG 

R. Os Dezoito do Forte, 2366, prédio A, Sala 124, São Pelegrino, Caxias do Sul, RS 

Sessão de curtas-metragens – Sinopses 

Da janela do meu quarto – 2004 | 5:10 | Super 8 

Da janela do meu quarto eu vi uma rua de areia molhada e debaixo da chuva dois corpos de criança brigavam se amando e se amavam brigando. 

Limbo 2011 | 17:00 | Digital HD 

Um lugar fora do lugar, um lugar-entre. Um buraco no espaço e no tempo. Playground para os que vieram antes, os que se foram cedo. 

Volta ao Mundo em Algumas Páginas – 2002 | 15:00 | Super 8, DV 

Registro videográfico de uma ação realizada na Biblioteca Pública de Estocolmo em agosto de 2.000 em parceria com a artista Rivane Neuenschwander. A ação consistia em, a partir de um mapa-múndi recortado em pequenos fragmentos, distribuir aleatoriamente estes pedaços cartográficos do planeta Terra pelos livros dispostos nas prateleiras da biblioteca. As correlações possíveis entre uma localidade qualquer do mundo e um livro (ou página de livro) são os mistérios guardados pelo destino destas pessoas. 

O Inquilino – 2010 | 10:34 | Digital HD 

O filme descreve a trajetória de uma bolha de sabão que examina as salas vazias de uma casa em reforma. Em suspensão permanente, sem nunca estourar, a bolha flutua de uma sala a outra, investigando cantos vazios e paredes destruídas. Todas as janelas estão fechadas, não há saída. A trilha sonora, composta pelo duo O Grivo, traz sons de casa vazia, presença humana e sintetizadores, imprimindo um aspecto psicológico à narrativa. 

Hypnosis – 2001 | 07:30 | Super 8 

A ilusão lisérgica de uma hipnose resolve-se no sereno suceder geométrico das formas. O páthos, neste mini-drama geométrico, é criado pela cor em movimento e pelo langor repetitivo do martelar do piano. 

Quarta-feira de Cinzas – 2006 | 05:48 | HDV 

Após o carnaval, no ocaso melancólico de uma Quarta-Feira de Cinzas, as formigas começam sua festa profana, multicolorida, ao ritmo de samba em caixa de fósforos. 

Sin Peso – 007 | 7:00 | Super 8  

O ar que sai do peito em vozes multiformes no comércio das ruas não é o mesmo ar que balança os toldos multicoloridos que protegem do sol e da chuva os donos das mesmas vozes. Dois pesos diferentes configuram o frágil equilíbrio da vida nas ruas da Cidade do México. 

 Jour 991 – 2023 | 11:00 | Super 8 

Produção mais recente do diretor. 

Programação completa: www.culturanav.com.br 

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.