CEUNSP
|
Notícias
8 de agosto de 2024
Com a ascensão da IA na gestão financeira das empresas, decisões sobre o futuro do negócio ficaram mais ágeis e seguras
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Corporativo do Brasil, 63% das empresas brasileiras utilizam soluções baseadas em IA
A gestão financeira desempenha um papel fundamental na garantia de informações precisas e estratégicas para o sucesso das empresas. No contexto empresarial atual, a rapidez e a qualidade das informações financeiras são determinantes para assegurar a rentabilidade e evitar perdas.
A utilização da Inteligência Artificial (IA) surge como uma ferramenta-chave para agilizar e aprimorar os processos de tomada de decisão no mundo globalizado em que estamos inseridos. Empresas podem agora, por exemplo, analisar rapidamente as melhores condições para adquirir matéria-prima em diversas partes do mundo, visando reduzir custos e melhorar a lucratividade.
No âmbito financeiro, a IA permite uma tomada de decisão mais rápida e precisa, processando volumes elevados de dados de forma eficiente. É o que explica Teresinha Carvalho, mestre e professora do curso de Gestão Financeira da CEUNSP.
“Com a evolução tecnológica acelerada, novas oportunidades surgem diariamente para melhorar os processos de gestão e decisão. As empresas que não se adaptam às novas tecnologias correm o risco de ficar para trás, perdendo grandes oportunidades. A integração de ferramentas tecnológicas na gestão financeira não apenas agiliza a disponibilização de resultados anteriores com maior detalhamento, mas também fornece dados comparativos essenciais para orientar decisões futuras”. A professora destaca também que relatórios gerados pela IA são abrangentes, estendendo a visão tanto do passado quanto do futuro, beneficiando gestores e líderes empresariais.
“Além de facilitar a análise de grandes volumes de dados, a IA também desempenha um papel importante na identificação e mitigação de riscos de investimento, garantindo decisões mais seguras tanto para empresas quanto para investidores”, afirma a professora, alertando também que os desafios e riscos devem fazer parte deste processo, entendidos como importantes para que estejamos seguros e confiantes na sua utilização visando o crescimento.
“Devemos entender o importante momento de mudanças que estão ocorrendo, onde as informações são disponibilizadas mais rapidamente, e devemos nos adequar a analisar e tomar decisões mais rápidas de forma consistente para aproveitarmos a velocidade e a qualidade do que está por vir”, conclui.