direito-inovacao

UNIPÊ

26 de fevereiro de 2020

Confira como foi o Congresso Direito e Inovação 2020

O curso de Direito do UNIPÊ realizou, de 10 a 14 de fevereiro, o Congresso Direito e Inovação 2020, que teve como tema central “Direito, Desenvolvimento e Inovação: reflexões e desafios da efetividade constitucional”. A programação contou com a participação de ministros das mais altas cortes, além da realização de mais sete palestras e uma competição de hackathon com mentores convidados.

Na abertura do evento, os alunos receberam Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para uma palestra sobre o atual momento no Brasil. Na ocasião, Lewandowski reforçou o significado de República. O público, no mesmo dia, pôde assistir uma palestra sobre a temática “Lei de Abuso de Autoridade”.

Na terça-feira (11), no período da manhã, foi promovido um workshop sobre Arbitragem e Mediação no Setor Público. Segundo o professor Arthur Souto, coordenador do curso de Direito, “o workshop teve como objetivo apresentar meios adequados de soluções de conflitos com a Administração Pública, e os profissionais do Direito precisam conhecer e dominar essas novas competências para as demandas que se apresentam”, ressalta o coordenador.

No dia 12, foi realizado o primeiro hackathon do UNIPÊ, que propôs aos participantes o desafio de desenvolver soluções em LawTech, termo usado para categorizar startups que desenvolveram serviços e produtos tecnológicos com impacto no setor jurídico. A maratona contou com o apoio da Chianca Softwares, VSDatta Imagem, Sud, IncubaLaw e Dattasign.

O Hackathon teve como objetivo fomentar a criatividade e a consciência digital, permitindo o desenvolvimento de soluções inovadoras. “Alunos da área de TI e Direito compuseram os times que trabalharam nas temáticas de Jurimetria e Análise de Dados, Smart Contracts e Educação Jurídica. Ao todo, seis soluções foram produzidas em 12 horas, todas com capacidade de aplicação no mundo real. Ficamos realmente animados com o resultado, e no final dois alunos do UNIPÊ foram contratados para trabalhar na ProSoft Tecnologia”, comenta o professor Felipe Soares, coordenador dos cursos de TI.

No quarto dia de Congresso (13), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias de Moura Ribeiro, abordou o tema “Efetividade Constitucional” e promoveu um debate com os presentes. Para encerrar a programação, no último dia de evento, os alunos foram contemplados com uma palestra sobre as Reformas Trabalhistas e Previdenciária. No período noturno, receberam o Ministro José Roberto Pimenta (TST), para abordar a concretização dos direitos fundamentais sociais e o papel do Direito do Trabalho no Brasil de hoje.

Segundo a reitora, Profa. Dra. Mariana de Brito Barbosa, “o evento recebeu cerca de 1000 alunos do curso Direito e foi um completo sucesso. Por meio de grandes personalidades, os alunos tiveram a oportunidade de ampliar conceitos sobre temas tão relevantes nos dias atuais. O Congresso fortalece a missão que o UNIPÊ carrega nesses quase 50 anos de qualidade de ensino. Ficamos lisonjeados por promover um evento desta magnitude no Estado da Paraíba, e também por promover essa experiência diferenciada para nossos alunos”.