banner conscientização transtornos alimentares

UNIFRAN

|

Notícias

21 de junho de 2024

Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares: UNIFRAN promoveu capacitação sobre o tema

Compartilhar

Evento foi direcionado a profissionais de saúde da região

O Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares, celebrado anualmente em 2 de junho, reúne milhões de pessoas em todo o mundo. A ação é planejada por especialistas e ativistas, em prol das pessoas afetadas pelo problema.

Em 2024 é comemorado 10º aniversário da campanha, que nessa edição tem como tema #Esperança #Recuperação #Ciência.

E o Núcleo de Estudos e Assistência em Transtornos Alimentares e Obesidade – NEOTA da UNIFRAN, em comemoração aos seus 15 anos de atividades, teve a honra de promover pela sexta vez a campanha na nossa Instituição. A iniciativa foi coordenada pela Profa. Dra. Marina Garcia Manochio Pina, em parceria com a Associação Brasileira de Transtornos Alimentares – ASTRAL e a World Eating Disorder Day.

Durante a primeira semana de junho, por meio de postagens no Instagram, o NEOTA promoveu a Semana da Conscientização, dando sugestões sobre o assunto. O objetivo é aumentar a conscientização sobre os transtornos alimentares, reduzir o estigma associado ao tema e promover tratamentos baseados em ciência para essas doenças graves.

Capacitação para profissionais

No dia 4 de junho, a UNIFRAN sediou uma capacitação no Teatro do Júri, localizado dentro do campus. O evento foi direcionado a profissionais de saúde da região, com o objetivo de aprofundar o conhecimento e as práticas no tratamento e prevenção desses transtornos. Contou com a participação de profissionais da área de saúde de Franca e cidades vizinhas que integram a DRS (Departamentos Regionais de Saúde).

A capacitação abordou temas cruciais, como a identificação precoce dos transtornos alimentares, abordagens terapêuticas eficazes e a importância de um tratamento multidisciplinar, envolvendo nutricionistas, psicólogos, médicos e outros profissionais de saúde. As palestras foram conduzidas por especialistas da área, proporcionando um espaço para troca de experiências e atualização profissional.

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de participar de debates, permitindo uma compreensão mais profunda das complexidades envolvidas no tratamento dos transtornos alimentares. A interação entre profissionais de diferentes áreas reforçou a importância da colaboração interdisciplinar para o sucesso terapêutico.

O evento promovido pela UNIFRAN é um passo importante na luta contra os transtornos alimentares, refletindo o compromisso da Instituição e dos profissionais de saúde da região.

A ação foi realizada por meio de uma parceria entre o curso de Nutrição e o Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde, Ponto Natural, Flormel e a Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS), que tem como foco auxiliar com duas das 17 metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável firmados pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.