TOPO-SAIU-ONLINE

UNICID

9 de maio de 2023

Docente explica sobre Arcturus, sublinhagem da ômicron, na VEJA

Alexandre Piva Sobrinho, professor do curso de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (UNICID), foi quem participou da matéria

A nova sublinhagem da ômicron, variante dominante do vírus causador da Covid-19, teve a confirmação do primeiro caso da Arcturus, ou variante XBB.1.16, no Brasil, na cidade de São Paulo no começo de maio. Atualmente em circulação em mais de 40 países, a ramificação da ômicron causa conjuntivite.

Por isso, a Veja produziu uma matéria sobre e contou com o apoio de Alexandre Piva Sobrinho, professor do curso de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (UNICID), para responder perguntas sobre o tema.

Confira:

Saiba mais sobre a Arcturus, sublinhagem da ômicron que causa conjuntivite
Variante XBB.1.16 já foi detectada no Brasil; vacina é melhor forma de evitar quadros graves de Covid-19

– A Arcturus é mais contagiosa? Qual a taxa de transmissão?
A variante XBB.1.16, chamada de Arcturus, está presente em mais de 40 países, inclusive com caso confirmado em São Paulo, no dia 1º de maio.

Aparentemente, tem se verificado maior evasão à resposta imune e maior transmissibilidade. Em relação à taxa de transmissão ainda não dispomos de dados estatísticos. […]

Continue lendo aqui.