Notícias
6 de fevereiro de 2019
Muito se questiona a respeito do Ensino a Distância. Não é dos tempos contemporâneos da internet que o EAD existe. No Brasil, o marco desta metodologia de ensino veio com o Instituto Rádiotécnico Monitor, cujos cursos eram encaminhados via correio para os estudantes, com apostilas, por exemplo. O Instituto Universal Brasileiro também foi um dos precursores do EAD. Posteriormente, se pode pensar no Telecurso, Eja e Enceja.
Atualmente, graduações e pós-graduações são ofertados nessa modalidade. Mas, fica a dúvida: eles possuem qualidade como os presenciais? Para discorrer sobre o tema, docentes da Cruzeiro do Sul Virtual participaram do programa Toque Clóvis, da rádio comunitária Cidadã FM, em Butantã (SP).
Gisele de Lima Fernandes, que é doutora em Psicologia Experimental e coordenadora de cursos da Cruzeiro do Sul Virtual, disse que o EAD proporciona o “compromisso social” da realização do sonho de estudar no Ensino Superior, especialmente para quem viv longe dos grandes centros urbanos. A flexibilidade de tempo é uma vantagem, comentou Gisele. Auto-organização, planejamento, foco e disciplina: essas são competências valorizadas pelo mercado de trabalho e que próprio aluno desenvolverá para estudar a distância, ressaltou.
Gisele e os professores Alberto Messias Costa e Maria Cristina Siqueira deram detalhes e informações diversas sobre os cursos da Cruzeiro do Sul Virtual. Entre outros diferenciais, estão: linguagens específicas para as aulas; preparo de docentes para utilizar tecnologias e elaborar conteúdos virtuais; busca por novas ferramentas e tecnologias para melhorias nos processos de ensino-aprendizagem EaD; recepção e acompanhamento de alunos no ingresso; comprometimento com a democratização do ensino; inclusão de pessoas com diferentes faixas etárias e de pessoas com deficiências; e adaptação de conteúdos de acordo com a região do Brasil.
“A Cruzeiro do Sul tem uma tradição muito forte na questão da metodologia científica do estudo, do desenvolvimento de trabalhos científicos”, disse Maria Cristina Siqueira, mestra em Engenharia de Produção e responsável pela Coordenação Geral Polos da Cruzeiro do Sul Educacional. Em congressos, a equipe apresenta resultados e troca experiências, além de buscar novas ideias e proposta para absorver na Cruzeiro do Sul Virtual.
E como o mercado vê o diploma de um profissional que cursou EAD? O professor Alberto, doutor em Engenharia Elétrica, afirma: “é o mesmo de um curso presencial”.