UNIPE-ENCONTRO-AUTISMO-TOPO-NOTICIA

UNIPÊ

|

Notícias

13 de abril de 2021

Encontro Internacional da Consciência Autista contou com 9 mil inscritos e mais de 40 mil visualizações

Compartilhar

Em parceria com o Grupo Autismo Tratável (GAT), nos dias 2 e 3 de abril o UNIPÊ promoveu o Encontro Internacional da Consciência Autista/III Encontro Integrado da Consciência Autista, que contou com debates gratuitos e 100% virtuais com foco na conscientização sobre o autismo.

A primeira edição, realizada presencialmente em 2019, já havia alcançado grande impacto local. No ano passado, em formato on-line, o evento superou as expectativas, sobretudo pelas adaptações necessárias para realização de forma on-line no início da pandemia.

Neste ano, com toda a comunidade acadêmica já familiarizada aos eventos por meios digitais, a falta de barreiras físicas foi uma aliada, com o Encontro passando a ser internacional.

Em 2021 foram quase 9 mil inscritos e mais de 40 mil views nos dois dias de programação, com cerca de 17 mil interações nos chats.


Voz aos autistas

O sucesso também se deu pela grande participação de profissionais da área de educação, como pedagogos, professores e gestores acadêmicos. A programação, inclusive, contou com webinares sobre Inclusão Escolar e desafios enfrentados por autistas no contexto universitário.

Aliás, dar voz às pessoas autistas foi uma das grandes marcas do Encontro.

“É extremamente necessário trazer essa discussão para o ambiente universitário. Existem pesquisas que indicam um crescente número de diagnóstico de autismo em adultos, e muitas vezes esse adulto está na universidade, mas não entende o porquê de ter um processamento da informação diverso dos colegas neurotípicos”, destaca Arthur Lima, coordenador de Monitoria, Pesquisa e Extensão do UNIPÊ e um dos organizadores do evento.


Programação disponível

Se você não conseguiu participar, pode acompanhar a programação do Encontro no canal do UNIPÊ no Youtube. As palestras do dia 2 de abril já estão disponíveis e logo serão publicados mais vídeos.


Abrace a Causa

Coordenado pela profa. Sandra Mousinho, o projeto de extensão Abrace a Causa irá lançar ainda em 2021 várias cartilhas em formato de e-book sobre o tema.

O material vem sendo desenvolvido desde o ano passado e será mais uma importante ferramenta para a comunidade.


Curso ABA

Promovido em parceria entre o UNIPÊ e o GAT, o curso ABA ocorre anualmente e oferece bolsas para a comunidade interna. Devido as normas locais de distanciamento, o curso está sendo realizado via plataformas digitais. Fique atento ao portal e redes sociais do UNIPÊ para participar das próximas edições.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.