mãos-juntas-topo-notícia

UDF

16 de abril de 2024

Palestra no UDF aborda a promoção da diversidade, equidade e inclusão

Temática abre discussão acerca da liderança sustentável no ambiente corporativo.

O Centro Universitário UDF recebeu no último dia 4 de abril a executiva do Banco do Brasil, Sonia Freire Sindeaux dos Santos, para a palestra “A importância da Liderança Sustentável para a promoção da diversidade, equidade e inclusão”.

Voltada ao público acadêmico dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Superior de Tecnologia em Gestão Pública e em Gestão de Recursos Humanos, a apresentação contou com 245 estudantes e 6 docentes no auditório lotado.

Sonia Freire conceituou os termos que dão título à palestra, correlacionando-os a dados de como o tema tem se comportado na prática organizacional.

Como experiente desenvolvedora de talentos no ambiente corporativo, ela falou sobre como promover a diversidade, equidade e inclusão, os objetivos do desenvolvimento social (ODS) e as qualidades da liderança sustentável, entre outros tópicos.

Ela também abordou os desafios enfrentados, pontuando entraves bastante conhecidos no ambiente de trabalho, como resistência à mudança, falta de capacitação, vieses inconscientes e a complexidade de se implementar ações práticas, políticas e programas.

Dessa maneira, passamos a compreender melhor também os marcadores sociais, relativos a mulheres, raças e etnias, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, neurodivergentes e gerações.

Ela resume, nos dizeres do Comitê de Diversidade BB, que “a comunicação tem o poder de fomentar e fortalecer a cultura da diversidade, inclusão e respeito”, sendo necessário “que as narrativas de comunicação reforcem os compromissos de celebração da diversidade, promovam e valorizem o lugar de fala de cada um, tornando-os protagonistas da sua história”.

O evento contou com as falas da assessora da reitoria, Profa. Dra. Bernadete Moreira Pessanha Cordeiro, da coordenadora dos cursos, Profa. Me. Lílian Araújo Ferreira Zaidan, e do Prof. Dr. Melquezedech de Lyra Moura.