CRUZEIRO DO SUL

|

Notícias

26 de março de 2020

Especialistas dão dicas sobre atividades que pais podem indicar aos filhos na quarentena

Compartilhar

Professoras de Pedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul e Unicid orientam pais sobre a importância de uma rotina de atividades às crianças e apontam alternativas

Com a pandemia do novo coronavírus, por medidas de segurança, escolas por todo o mundo tiveram que suspender as aulas e assim, evitar a proliferação da doença. A partir desse cenário, crianças, que além da rotina escolar, tendem a praticar muitas atividades no dia a dia, precisam ficar em casa, em quarentena, sob a responsabilidade dos pais ou de seus responsáveis.

Diante disso, as professoras Magda Marly Fernandes, da Universidade Cruzeiro do Sul e Evelyn Camponucci Cassillo Rosa, da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), ambas docentes do curso de Pedagogia, orientam sobre a importância de desenvolver atividades com as crianças durante esse período, e assim, contribuir no processo educativo e de desenvolvimento infantil.

Para a professora Evelyn Cassillo, é extremamente importante que crianças tenham uma rotina, pois, segundo a especialista, é na primeira infância que a personalidade do indivíduo é formada. “Estabelecer a rotina ajuda a criança a se sentir mais segura, mais confortável e confiante. Dessa forma, ensinamos responsabilidade, autonomia, organização, entre outros benefícios à formação. Os pais devem, por exemplo: estabelecer um horário para dormir e acordar, o ideal é que a criança descanse e tenha entre oito e nove horas de sono, horário para a criança comer, realizar tarefas de casa ou ler um livro, hora para assistir TV e, o principal, nessa rotina, é primordial fazer com que o planejamento seja cumprido”, salienta.

A especialista orienta ainda, para atividades como: molhar plantas, montar um quebra cabeça, um lego, assistir TV, organizar espaços, relembrar coisas engraçadas e leituras diversas como gibis.

Já a professora Magda Fernandes, da Universidade Cruzeiro do Sul, diz que os pais têm total responsabilidade sobre a rotina dos filhos, ainda mais nessa época de quarentena. Segundo a especialista, nesse período, há uma maior aproximação entre pais e filhos, o que aumenta a responsabilidade dos adultos em educar e fortalecer os laços afetivos.

“A coerência e dosagem das atividades infantis, das brincadeiras, dos jogos e horários está a cargo da família. Os filhos são espelhos de seus pais. Uma rotina demarcada por horários combinados entre as crianças e os adultos é o melhor acerto e que todos devem seguir. Geralmente as crianças não quebram acordos morais’, avalia.

Ressalta ainda a professora Evelyn, que essa é uma responsabilidade dos adultos, pois a criança não tem autonomia para se organizar sozinha. “Não planejar ou criar essa rotina, faz com que as crianças tenham a sensação de que elas podem fazer o que quiser, e isso prejudica o seu desenvolvimento emocional e social, por isso é o importante que os pais façam a mediação de absolutamente tudo”.

Outra saída, apontada pela especialista, é o uso da tecnologia, que a partir de sites, aplicativos e redes sociais, pode trazer diversas atividades interativas e educativas para as crianças.

Confira algumas dicas das professoras para entreter as crianças neste período de pandemia que o país está enfrentando:

Sites:

Faber Castell: site, com cursos gratuitos de desenho, narrativa, composição, desenvolvimento de personagens entre outros cursos muito interessantes para a criatividade e imaginação, tanto das crianças quanto dos adultos.

Escola kids: O Escola Kids fornece conteúdos educacionais para os estudantes do ensino básico, em especial até ao 5º ano. Acesse: Escola Kids

Blog – Educação em transformação: Traz uma série de brincadeiras e atividades para fazer com as crianças no período da quarentena.

Aplicativos:

Ler e Contar: Jogo destinado a crianças que estão iniciando seu aprendizado escolar. Nele, há jogos de alfabeto, sílabas, números, língua de sinais, entre outros (gratuito) – Play Store.

Jogos de matemática: Aplicativo de jogos com as 4 operações. Atende, principalmente crianças que já estão na idade escolar e enfrentam dificuldade em realizar contas básicas.

Clash of Clans: Jogo de estratégia baseado no combate entre clãs que disputam entre si o controle do reino. O objetivo do usuário é promover o crescimento de seu clã, o que inclui planejamento para construir povoados, formar exércitos e se confrontar com outros jogadores online. (gratuito – Play Store) – A partir de 8 anos

Penguim runner: O usuário precisa conduzir um pinguim, superando obstáculos que aparecem no caminho. (gratuito – Play Store) – A partir de 4 anos

Play Kids TV: Aplicativo de vídeos para crianças. Cada vagão de uma locomotiva é um canal com vários desenhos de uma determinada série ou personagem: tem o vagão da Turma da Mônica, da Galinha Pintadinha, da Palavra Cantada, do Peixonauta… Quase todos os canais têm um vídeo gratuito e os outros são liberados mediante assinatura mensal. (gratuito – Play Store) – A partir de 2 anos

Cake salon: Simula uma brincadeira de massinha. (gratuito – Play Store) – A partir de 2 anos

Archaeologist: Estimula a curiosidade e o pensamento científico das crianças sobre os dinossauros. (gratuito – Play Store) – A partir de 4 anos

Redes Sociais:

No Instagram, alguns perfis estão realizam lives com contação de histórias para entreter as crianças durante a pandemia:

•Fafa Conta 10h30 (seg, qua e sex) e 16h30 (ter é qui).
https://instagram.com/fafaconta?igshid=t2fn2qnupqeg

•Mãe que lê 11h.
https://instagram.com/maequele?igshid=1tj1iqzc74as9

•Carol Levy as 11h30
https://instagram.com/carollevy?igshid=14yiw5frorjpy

•Marina Bastos as 12h30
https://instagram.com/marinabastoshistorias?igshid=fi0zcqwblr0z

•Camila Genaro 15h.
https://instagram.com/camila.genaro?igshid=1kski4hms7j55

•Marina Bigio.
https://instagram.com/marianebigio?igshid=14orckr43lfa6

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.