Suely-Machado1

UNIFRAN

14 de fevereiro de 2020

Estudantes de Enfermagem e pós em Promoção de Saúde da UNIFRAN realizam ação com 300 alunos de escola pública

Nos meses de setembro a novembro de 2019, os estudantes do terceiro ano de Enfermagem da UNIFRAN promoveram ações de promoção a saúde com aproximadamente 300 alunos de escola pública. Realizada na Escola Estadual Professora Suely Machado da Silva, participaram da ação alunos do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

As atividades fazem parte da parceria entre o Curso de Enfermagem, o Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e o Comitê Integração com o Ensino Básico (CIEB) da UNIFRAN. Os temas abordados foram: autoestima, preconceito, bullying, drogas, educação sexual e hábitos saudáveis. Todas as ações foram realizadas com metodologias ativas de aprendizagem, que implicam maior interação entre os estudantes, possibilitando, assim, trocas de conhecimentos, reflexões coletivas e conscientização.

O objetivo das ações foi promover o conhecimento em saúde, os futuros profissionais de Enfermagem estimularam o autocuidado, escolhas assertivas e a qualidade de vida dos estudantes. A realização das oficinas ocorreu sob a supervisão do Prof. Dr. Jorge Luiz da Silva do PPG em Promoção de Saúde. Essa ação encontra-se alinhada com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 3 que visa a assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.