Prêmio_José_Hamilton—banner

UNIFRAN

10 de dezembro de 2020

Estudantes de Jornalismo da UNIFRAN estão entre os vencedores do Prêmio José Hamilton Ribeiro

Duas estudantes do último ano do curso de Jornalismo da UNIFRAN estão entre os vencedores do Prêmio José Hamilton Ribeiro, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio na região de Ribeirão Preto (Abag-RP). A cerimônia de premiação aconteceu virtualmente dia 02 de dezembro.

Heloísa Taveira e Ana Laura Siqueira concorreram na categoria Jovem Talento. Heloísa conquistou o segundo lugar na modalidade Escrita, com a reportagem “Aliada da saúde”, sobre uma pesquisa que mostrou que o extrato de jabuticaba pode ser um aliado contra problemas associados ao ganho de peso e ao câncer de próstata.

Ana Laura Siqueira ficou com o terceiro lugar na modalidade “Vídeo/Áudio”, com a reportagem em áudio “Ingredientes regionais”, que aborda o crescimento do mercado de cervejas artesanais a partir de produtos agrícolas típicos dos lugares onde as bebidas são fabricadas, com frutas, rapadura e, no caso de Franca, o café.

O sucesso das alunas evidencia a qualidade de ensino do curso de jornalismo da UNIFRAN, os trabalhos foram orientados pelos professores Igor José Siquieri Savenhago e José Augusto Nascimento Reis e publicados no portal Agenda Sette, que reúne, desde 2018, as principais produções do curso.

Outras duas reportagens, “Novos perfumes”, sobre a produção de lavandas para os mercados de cosméticos, turismo e culinária, de Ana Laura, e “Queijo em maturação”, sobre a busca dos produtores de lácteos para conquistar o paladar dos brasileiros, de Heloísa, ficaram entre as dez melhores reportagens na modalidade Escrita, que integram uma revista publicada pela Abag-RP.

O prêmio José Hamilton Ribeiro

A iniciativa da associação leva o nome de um dos maiores e mais premiados jornalistas do país. José Hamilton Ribeiro é repórter especial do Globo Rural, programamatinal da TV Globo ao qual se dedica há mais de 25 anos. Na própria Globo, passou pelo Globo Repórter e pelo Fantástico, e também trabalhou, entre outros lugares, nas revistas Realidade e Quatro Rodas, e no jornal Folha de S. Paulo.

O prêmio José Hamilton Ribeiro entrou, agora em 2020, em sua 13ª edição. Promovido pela Abag-RP desde 2008, recebe reportagens sobre a agropecuária brasileira em diversos aspectos: mercado, tecnologia, curiosidades, entre outros.

Para inscrever as reportagens, os estudantes participam de visitas técnicas a empresas ligadas à produção de alimentos. Por causa da pandemia de Covid-19, houve mudanças na programação em 2020, que contou com palestras com profissionais do setor por videoconferência.

Além da categoria Jovem Talento, há a Profissional, que valoriza jornalistas daárea em quatro modalidades: internet, jornal impresso, revista impressa e TV.

Confira as reportagens premiadas:
Aliada da saúde – Heloísa Taveira
Ingredientes regionais – Ana Laura Siqueira