UNIPÊ
|
Notícias
27 de dezembro de 2019
Encontro Integrado da Consciência Autista trará palestras e atividades para a comunidade em geral
Instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê promoverá o Encontro Integrado da Consciência Autista.O evento será realizado no dia 2 de abril, no campus do Unipê, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Encontro gratuito ocorrerá das 08h às 17h, no campus da Instituição, e é destinado a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e amigos, pesquisadores sobre o tema, além de estudantes e colaboradores do Unipê.
O objetivo do evento é fomentar e reconhecer iniciativas multidisciplinares no acompanhamento do espectro autista, com orientações gratuitas às famílias, além de atividades recreativas e culturais. O Encontro é promovido pelo Projeto de Extensão do Unipê “Abrace a Causa: Intervenção para pacientes do espectro autista” e pelo Grupo Autismo Tratável, com o apoio do Núcleo de Acessibilidade Institucional – NAI.
Programação
Com a temática o “Autismo: A Importância da Intervenção Multidisciplinar”, o evento promoverá palestras com assuntos diversos, como a inclusão por meio de recursos lúdicos, os direitos do autista, comunicação alternativa, fisioterapia e fonoaudiologia no autismo, educação física adaptada para autistas, entre outros.
O evento contará com três rodas de conversa. Com 120 vagas, uma delas debaterá a “Empatia e Inclusão: juntos por um mundo mais inclusivo e humano” com Andréa Apolônia, coordenadora do Grupo Juntos e do movimento nacional #eSeFosseSeuFilho. As demais rodas, exclusivas para familiares e pessoas com TEA, discutirão os temas: pais de autistas com diagnóstico recente; crianças autistas; e adolescentes e adultos autistas.
Para proporcionar informações a respeito do TEA, o Encontro trará stands de exposição de brinquedos adaptados e de orientação e também stands do Unipê e de parceiros, como a Associação de Pais e Amigos do Autista da Paraíba – AMA, a Associação Paraibana de Autismo – APA e a Funad.
Ainda, na programação contará com atendimento gratuito em estética e beleza, atividades físicas adaptadas para crianças autistas e a exposição do filme O Bom Dinossauro. A programação completa pode ser conferida em unipe.edu.br.
Stands
Os stands das instituições e associações parceiras vão oferecer orientações sobre suas atividades desenvolvidas, de que forma os familiares podem obter apoio de determinadas instituições, a emissão de carteirinha para autistas, cursos e outros assuntos relacionados ao autismo.
Já os cursos do Unipê, dentro de cada área, oferecerão suporte e orientação à comunidade, levando em consideração as dificuldades sensoriais do autista e a necessidade de adoção de técnicas de interação por parte dos familiares, amigos e profissionais da área da saúde e educação. Confira:
Arquitetura e Urbanismo: informações sobre segurança e conforto sensorial do ambiente domiciliar e escolar para pessoas autistas;
Direito: orientação sobre direitos da pessoa autista dentro da legislação brasileira, incluindo a obtenção de benefícios, orientações em caso de discriminação, informes sobre ações judiciais de toda natureza (civil, penal, previdenciário, trabalhista, tributário, entre outros);
Cursos de Saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia e Psicologia): serviços básicos, como a aferição de pressão arterial, teste antropométrico, autoexames, cuidados e riscos da automedicação, entre outros.
Inscrições
O Encontro oferecerá 400 vagas para a participação em palestras e rodas de conversa e as inscrições devem ser feitas até o dia 29 de março em formulário disponível no site unipe.edu.br. Já as demais atividades serão limitadas a uma distribuição de fichas no dia do evento, por ordem de chegada.
Ainda, o evento dispõe de vagas para voluntários: são 150 destinadas a monitores, que serão supervisionados pelo professor líder da área escolhida pelo interessado. As inscrições para voluntários alunos do Unipê e também parceiros estão abertas em formulários disponíveis em unipe.edu.br e devem ser feitas até o dia 25 de março.
As atividades de orientação e exposição de brinquedos adaptados nos stands serão abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia e sem delimitação de vagas.
Serviço
Encontro Integrado da Consciência Autista
Tema – Autismo: A Importância da Intervenção Multidisciplinar
Data e horário: 2 de abril de 2019, das 08h às 17h
Local: Campus do Unipê
Inscrições para ouvintes: até 29/03 em https://ficha.unipe.edu.br/ficha-interessado/71
Inscrição para voluntários alunos do Unipê: até 25/03 em https://ficha.unipe.edu.br/ficha-aluno/70
Inscrição para voluntários parceiros: até 25/03 em https://ficha.unipe.edu.br/ficha-interessado/72