UNIVERSIDADE POSITIVO
|
Notícias
28 de outubro de 2022
Explorar os cinco sentidos: olfato, paladar, tato, audição e visão, por meio da união das áreas de curadoria inclusiva, design vernacular, poesia e artes plásticas. Esse é o intuito da exposição “Além da Margem”.
A mostra, que tem a curadoria de Jaqueline Jerônima Silva e Letícia Wolf e conta com dois artistas convidados, Roberto da Silveira de Moraes e Célio Barbosa dos Santos, está aberta a visitação na Biblioteca Central da UP até o dia 16 de dezembro.
De acordo com Letícia Wolf, o design vernacular é uma manifestação cultural do Brasil, que surge pela necessidade das classes mais vulneráveis de divulgar serviços como fachadas, produtos etc. “O vernacular é uma arte predominantemente artesanal, por isso, existe uma grande variedade de fontes vernaculares”, explica.
O objetivo da mostra, segundo Wolf, é aproximar essa manifestação cultural de deficientes visuais. “Eles nem sempre são contemplados. Então, desenvolvemos quadros com letras impressas em 3D, para que os usuários possam interagir com essas peças e enxergá-las de uma forma acessível para a realidade deles”, conta.
Segundo Jaqueline Jerônima Silva, a curadoria inclusiva aliada ao design vernacular torna possível a exposição e a inclusão de deficientes visuais. “Queremos que os nossos visitantes admirem a exposição de uma maneira diferente e mais próxima: que eles fechem os olhos, façam uma imersão, se conectem ao mais profundo dos seus âmagos, fazendo uma viagem interior, além da margem. Permitam-se conectar”, convida Jaqueline.
A mostra faz parte das atrações anunciadas pela Biblioteca Central da Universidade Positivo em 2022, ano em que comemora o 20º aniversário com uma programação especial, realizada pela UP Experience.
Desperte os seus sentidos e viva essa inclusão!
Exposição Inclusiva Além da Margem
Onde?
Biblioteca Central da Universidade Positivo – Subsolo 1 (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville)
Quando?
De 21 de outubro a 16 de dezembro de 2022
De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
Sábados, das 8h às 13h
Entrada gratuita
Informações: www.upx.art.br e @upexperiencebr
As Curadoras:
Jaqueline é formada em Biblioteconomia e Documentação pela UFG – Universidade Federal de Goiás, especialista em História Social e Comunicação e Cultura. Executou a curadoria do Projeto Arte na Biblioteca, de 2015 até 2019.
Já Letícia Wolf é formada em Design de Programação Visual pela Universidade da Região de Joinville e especialista em Comunicação e Cultura. Desenvolveu projetos de marketing, branding e social media e atualmente atua como Product Designer.