UNIFRAN

|

Notícias

21 de março de 2025

Estudante universitária de Franca é aprovada para estágio no Departamento de Pediatria da Universidade de Oxford 

Compartilhar

Ariane Valadares Canuto, aluna do curso de Medicina da Unifran, conquistou a oportunidade com o apoio da FAPESP

A estudante de Franca Ariane Valadares Canuto, do curso de Medicina da Universidade de Franca (UNIFRAN), acaba de conquistar uma importante oportunidade acadêmica: foi aprovada para um estágio no Departamento de Pediatria/Neonatologia da Universidade de Oxford, na Inglaterra. A experiência, que ocorrerá entre os meses de março e abril, foi viabilizada por meio do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 

Atualmente no 9º semestre da graduação, Ariane desenvolve sua iniciação científica no Programa Universo Prematuro, no Laboratório de Estratégias em Promoção da Saúde, sob orientação da professora Marisa Brunherotti, do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde da UNIFRAN.  

O tema de sua pesquisa, intitulado “Alta hospitalar centrada na família de bebês prematuros: Comparação de práticas em duas unidades neonatais no Brasil e na Inglaterra”, foi um dos fatores determinantes para sua seleção no estágio internacional. A conquista reforça a relevância da pesquisa científica e da internacionalização acadêmica na formação de profissionais de excelência na área da saúde.  

“Estou realizando um grande sonho! É muito emocionante estar aqui em Oxford desenvolvendo projetos, aprendendo com profissionais excepcionais da Universidade, vivenciando experiências transformadoras no John Radcliffe Hospital, e conhecendo essa cidade linda. A pesquisa muda o mundo com seus resultados e no processo abre portas para novas oportunidades e possibilidades para os pesquisadores, e é isso que estou vivendo”, conta a aluna.  

Na UNIFRAN, o programa de iniciação científica do curso de Medicina conta com o suporte do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Curso de Medicina (NAP-MED), que oferece aos estudantes suporte para registro de interesse, acompanhamento de investigação científica e acesso a bolsas de agências de fomento como CNPq e FAPESP. 

Para a professora Marisa Brunherotti, a aprovação de Ariane em Oxford é um marco significativo. “Este estágio representa não apenas o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela estudante, mas também o compromisso da UNIFRAN com a formação acadêmica de alta qualidade e com o incentivo à pesquisa de impacto internacional”, destaca. 

A experiência em Oxford promete agregar novos conhecimentos à formação da estudante, permitindo-lhe contato com práticas inovadoras no campo da neonatologia e contribuindo para o aperfeiçoamento da pesquisa científica no Brasil. 

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.