FSG

3 de junho de 2021

FSG oferece atendimento psicológico à comunidade

Serviço prestado por formandos do curso de Psicologia pode ser agendado junto ao Centro Integrado de Saúde da instituição

O curso de Psicologia do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG, instituição do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, está completando 15 anos de intensa participação na comunidade da Serra Gaúcha. Entre os vários serviços que oferece à população destaca-se o atendimento clínico psicológico, realizado por intermédio do Centro Integrado de Saúde (CIS), junto ao campus sede da instituição, em Caxias do Sul.

Cássia Alves, coordenadora dos estágios, conta que o atendimento remoto ou presencial é voltado para a psicoterapia, que pode ser individual, em casal ou em família. Os pacientes passam antes por uma entrevista de acolhimento e depois são direcionados para o atendimento clínico, prestados por alunos concluintes do curso de Psicologia, que fazem a Prática Supervisionada em Psicoterapia. A Clínica oferece também suporte pedagógico de aprendizagem para crianças e adolescentes. São, em média, 280 atendimentos mensais.

O atendimento oferecido pela FSG ganhou ainda mais a procura da comunidade desde o início da pandemia de Coronavírus. “Nosso serviço sempre teve muita demanda, mas, de modo geral, podemos identificar o quanto a pandemia está mexendo com a vida das pessoas”, comenta Cássia. O serviço é fundamental também para os próprios formandos do curso. “É muito importante, porque eles podem articular o conhecimento teórico com a prática profissional, além de experimentar uma vivência em uma das áreas de inserção do psicólogo, que é o contexto clínico. É uma prática importante para aperfeiçoar a escuta e a sensibilidade ao outro. Além disso, essa prática permite desenvolver o respeito de história, vivência e construção de significados atribuídos por cada pessoa que eles atendem”, observa Cássia.

Para a coordenadora do curso de Psicologia da FSG, Ana Cláudia Zampieri, a prática é fundamental para a formação profissional e na contribuição social que ela proporciona. “É uma prática muito esperada pelos acadêmicos e, ao mesmo tempo, muito reconhecida pela comunidade”, comenta Ana.

O quê: Serviço de atendimento psicológico na FSG
Como: O agendamento deve ser feito no Centro Integrado de Saúde (CIS) da FSG: (54) 3022 8401.
Onde: O CIS fica junto ao campus sede da FSG (Rua Marechal Floriano, 1229 – Caxias do Sul)